Alunos de Cariacica visitam exposição arqueológica no Casarão

A  história  é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Por isso a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, promove uma exposição arqueológica histórica, na Galeria de Arte Casarão. Na semana passada, os alunos do Centro Educacional Sonho Meu (CESM), em Cariacica, visitaram a exibição das memórias da “Exposição Arqueológica Artefatos de Belém”.

Orientadas pelo educador patrimonial Júlio Palassi, os estudantes conheceram parte da história do município. “A exposição visa revelar uma parte da história de Viana, pouco conhecida pela população. Vamos mostrar as heranças culturais da cidade”, disse Palassi.

Ao todo duas turmas da escola, dos turnos matutino e vespertino, visitaram a exposição itinerante. Para a professora do Ensino Fundamental do quinto ano, Mislene Maria dos Santos, a importância dessa visita é o conhecimento das descobertas históricas. “Os alunos  entendem o presente através do passado com o intuito de testemunhar as riquezas antigas. Eles terão a oportunidade de conhecer peças e artefatos antigos, que têm muita história ali contida”.


 

A reação inicial dos pequenos é de surpresa e curiosidade ao ver os artefatos do patrimônio de Viana. Segundo a aluna Amanda Vieira Costa, de 11 anos, conhecer a cultura do passado é um mergulho na história. “Cada vez mais uma descoberta incrível para nós. Eu e minha turma achamos tudo muito interessante”. Disse a estudante.

 “Exposição Arqueológica Artefatos de Belem”: sobre o arqueólogo e curador - Rafael Borges Deminicis

Os artefatos são oriundos do Museu Histórico da Serra, e estão em exposição em Viana devido uma parceria intermunicipal entre as Secretarias de Cultura da Serra e de Viana. A exposição estará disponível até o dia 15 de outubro. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, de 9 às 18 horas.

Assim como a centenária Estação Ferroviária e as ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém, o Casarão é reconhecido como um patrimônio histórico de Viana. O espaço ajuda a valorizar a cultura e fomentar o turismo da cidade. Sua reinauguração marca a retomada da programação cultural da cidade que, por conta da pandemia da Covid-19, estava interrompida.

Galeria de Arte Casarão

Reconhecido como um dos principais espaços culturais do município, a Galeria de Arte Casarão é um local importante que ajuda a contar a história de fundação da cidade, além de ser um instrumento essencial para aproximar o público da arte de uma forma lúdica.

Fundada pelo processo migratório, Viana foi uma das cidades que inaugurou o ciclo da imigração europeia no Espírito Santo. Vieram imigrantes alemães, italianos e também os açorianos.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Carla Nicchio (com supervisão)

Publicado em segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atualizado em segunda-feira, 30 de agosto de 2021

LEIA MAIS...

Viana passa a ter assento na diretoria do Fórum Estadual de Controle Interno do Espírito Santo (Fecontes)
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915