Em evento que marcou a reeleição da presidência do Fórum Estadual de Controle Interno do Espírito Santo (Fecontes), o município de Viana passou a ter um assento na diretoria da organização, após o secretário de Controle e Transparência (SECONT) Érico Alves Lopes ser eleito para ocupar o cargo de Coordenador da Região Metropolitana do Fórum Estadual de Controle Interno.
A solenidade também marcou a reeleição da presidência e da vice-presidência da organização, com a secretária de Controle de São Mateus, Simone Cassini, e do seu vice-presidente, Cleuton Ladislau, secretário de Controle de Boa Esperança.
“O Fórum Estadual de Controle Interno do Espírito Santo é de suma importância, visto que ele possibilita a troca de experiências entre os controladores municipais e os órgãos de controle do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Controle e Transparência e do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. Além disso, podemos compartilhar projetos e instrumentos que estão sendo utilizados a nível nacional aprimorando as atividades nos municípios, já que temos a participação da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União”, explicou o secretário Érico Lopes.
Além disso, o secretário ainda acrescentou que ciente de que cada município tem uma realidade, e cada região do Estado tem sua peculiaridade, a Fecontes possui coordenações regionalizadas para, inclusive, uma melhor personalização das atividades. “No biênio 2021/2023 o município de Viana contribuirá com o Fecontes coordenando a região metropolitana (Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra, Fundão e Guarapari), para buscar o fortalecimento dos órgãos de controle interno dos Municípios e das Câmaras de Vereadores da Grande Vitória”, complementou.
Além das eleições, os avanços e desafios do controle interno estiveram em debate na XI Reunião Técnica do Fecontes, realizada nesta quinta-feira (26), no auditório da Câmara Municipal da Serra. O Fórum reúne representantes de órgãos de controle municipais.
Fecontes
Os objetivos do Fecontes são: promover o intercâmbio de experiências, buscar o fortalecimento dos órgãos de controle, principalmente por meio da capacitação dos servidores e criação de grupos de trabalho e comissões técnicas para desenvolvimento de projetos na área, além de fomentar a formulação e avaliação de políticas de controle interno.
O Espírito Santo adota desde 2017 o Modelo de Três Linhas, método europeu de controle interno.
O modelo é reconhecido internacionalmente por permitir maior eficácia da gestão pública. Um dos diferenciais do modelo é estabelecer que o controle interno é responsabilidade de todos no setor público, em suas rotinas diárias. Além disso, a metodologia prioriza a identificação de riscos, antecipando e prevenindo a ocorrência de irregularidades.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Tainá campos, com informações do Governo do Estado
Publicado em sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Atualizado em sábado, 28 de agosto de 2021