A igreja Nossa Senhora da Ajuda foi construída pelos jesuítas no século XVIII, fazendo parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba, constituída pela residência, engenhos, senzalas e oficinas. Desse conjunto, restam somente a igreja e as ruínas da residência. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a igreja está sob a responsabilidade da Cúria Metropolitana de Vitória. Fora das celebrações, as visitas devem ser agendadas. Contato: (27) 3255-1237 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Celebrações: domingos às 9 horas. Quartas-feiras, às 19h30, e quintas-feiras, às 19 horas.
Telefone: (27) 3255-1237 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Um dos principais monumentos históricos de Viana, a igreja Nossa Senhora da Conceição está localizada no centro do município. É um monumento de arquitetura barroca, construído no período de 1815 a 1817 pelos colonos açorianos. A primeira missa foi celebrada em 24 de junho de 1816 e a inauguração solene da igreja foi em 22 de março de 1817. A igreja foi tombada em março de 1983 pelo Conselho Estadual de Cultura, que reconheceu sua importância para o patrimônio histórico e artístico do Estado. As visitas devem ser agendadas por telefone. Contato: (27) 3255-1237 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Celebrações: domingos às 7h30 e às 19h30. Quartas-feiras às 19h30.
Telefone: (27) 3255-1237 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Igreja Nossa Senhora de Belém (ruínas)
Situada no alto de um monte, próximo à entrada do bairro Jucu, a igreja está localizada a 4Km do trevo da BR 262/101. Construída pelo fazendeiro Torquato Martins de Araújo, em 1780, possui arquitetura típica das igrejas das fazendas do ciclo da cana-de-açúcar e faz parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba. Em 1880, um incêndio destruiu parte dela. Tentativas de restauração foram feitas em 1942 e 1951 e, em novembro de 1993, as ruínas foram tombadas pelo Conselho Estadual de Cultura. Em 2014, a Prefeitura de Viana pavimentou o acesso ao monumento e implantou paisagismo no entorno.
Rampa do Urubu
A Rampa do Urubu, que fica em Universal, está localizada a mais de 260 metros de altitude. É um local ideal para quem pratica voo livre. Ela está em direção ao vento predominante na Região da Grande Vitória e, pelo seu tamanho e inclinação, a rampa facilita os pousos e decolagem do mesmo local, o que atrai grandes atletas brasileiros. Além de oferecer características favoráveis para o esporte, o local dispõe de vista privilegiada, ar puro e natureza exuberante. O acesso é pela BR 262, no Km 15.
Horário e dias de funcionamento: Terça a domingo 08h às 19h
Telefone para contato: (27) 99509-2365
Instagram: @rampadourubu Facebook: Rampa do Urubu Fly
Estação Ferroviária
A centenária Estação Ferroviária de Viana que atendia ao trecho da Ferrovia Centro Atlântica que cortava o município, atualmente funciona como um museu. Ela foi inaugurada em 12 de julho de 1895 pela Companhia Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo e a primeira a ser construída ao longo da via que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. No local, o visitante poderá viajar no tempo e reviver várias histórias a partir do acervo composto por peças como sinos, máquinas de calcular e tantos outros objetos que valem a pena conhecer. Outro grande atrativo é a Locomotiva Maria Fumaça.
O local está aberto para visitação de segunda à sexta-feira de 9hs às 18h.
Mirante da Biquinha
Um dos inúmeros pontos turísticos vianenses, com uma vista de tirar o folego, é o Mirante da Biquinha. O local é uma tradicional parada de moradores e turistas e fica localizado no KM 26 da BR 262, no sentido Viana x Domingos Martins, e vice e versa.
Com sua paisagem exuberante, o Mirante da Biquinha está a 5 KM de Viana-Sede. O ponto turístico é muito frequentado por esportistas, turistas e até mesmo moradores que passam pelo local e aproveitam a vista das montanhas de Viana para tirar fotos.
O monumento existe há mais de um século e meio e foi erguido no local onde funcionava um antigo chafariz em ruínas. Datada de 1857, a Biquinha fica no quilômetro 26 da BR 262. No local há um mirante que possibilita avistar a paisagem típica da região de montanhas.
Com sua localização privilegiada, onde passam duas rodovias federais importantes como a BR 101 e 262, Viana é reconhecida como o portal das montanhas capixabas, por sua proximidade com a região serrana do estado. A cidade, que é a terceira maior da Grande Vitória em extensão territorial, é cercada de belezas naturais e localidades históricas, que fazem parte do patrimônio cultural vianense.
O local está aberto para visitação 24 horas por estar em área aberta.
Parque Linear da Ródovia Norte
Um espaço acolhedor para registrar memorias com sua família.