Água e o atual cenário de crise hídrica no Espírito Santo foram os temas do primeiro encontro entre os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Orestes Souto Novaes, em Jucu, com os Policiais Militares Ambientais do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (PROEFAS). O encontro foi realizado na tarde desta segunda-feira (14) e já faz parte da formação de Agentes Ambientais Sustentáveis da Polícia Ambiental para os estudantes de Viana.
Durante o encontro, foram abordadas ações de conscientização relacionadas ao uso da água, cuidados com os rios que abastecem a Grande Vitória, crise hídrica, importância da preservação recurso para sobrevivência da vida humana e animal, alternativas para reaproveitamento, entre outros assuntos ligados ao tema principal. O projeto é desenvolvido em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e de Educação, Esportes e Lazer de Viana.
O próximo encontro será realizado no dia 18 de setembro, e tema da aula será a Flora. Durante a atividade serão trabalhados com os alunos os tipos de vegetação existentes no Brasil, com ênfase ao bioma Mata Atlântica, importância da preservação das áreas verdes, cuidados com meio ambiente e também será realizada atividade em Jucuruaba, para que os estudantes tenham contato com bioma do município.
Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (PROEFAS)
O programa visa, prioritariamente, contemplar as escolas de ensino público localizadas nos bairros da Grande vitória que necessitam de atenção especial no que se refere à ocorrência de crimes ambientais, com escopo na diminuição dos índices de delitos relacionados ao meio ambiente, através da educação. Com esta iniciativa o BPMA/PMES busca estabelecer vínculos com os alunos e professores do Ensino Fundamental.
As atividades do projeto são realizadas por meio de cinco eixos norteadores que abordarão temas relacionados ao uso consciente da água, crise hídrica, importância da preservação das áreas verdes, tipos de vegetação com ênfase ao bioma Mata Atlântica, fauna silvestre predominante na Mata Atlântica, apresentação de animais taxidermizados, alternativas para reaproveitamento e reciclagem de alguns materiais que costumam ser descartados como lixo.
Cronograma das próximas atividades
Encontro 2 – 18 de setembro: Tema Flora – Trabalha com os alunos sobre os tipos de vegetação existentes no Brasil, dando ênfase ao bioma Mata Atlântica, ressaltando-se também a importância da preservação das áreas verdes. Também será realizada atividade externa em Jucuruaba.
Encontro 3 – 09 de outubro: Tema Fauna – Visa levar conhecimento aos alunos a respeito da fauna silvestre predominante na Mata Atlântica (bioma ao qual está inserido o Estado do Espírito Santo). Neste tema, a equipe apresenta os animais taxidermizados durante palestra.
Encontro 4 – 06 de novembro: Tema Resíduos Sólidos – Serão discutidas alternativas para reaproveitamento e reciclagem de alguns materiais que costumam ser descartados como lixo.
Encontro 5 - 13 de Dezembro: Formatura– O último encontro é marcado pela formatura, quando serão entregues certificados aos alunos formandos que concluíram o PROEFAS.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota/ Augusto Sodré
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Vinícius Nascimento
Publicado em segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Atualizado em segunda-feira, 14 de agosto de 2017