As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Viana seguem a todo vapor em 2026. Depois do passeio das idosas ao Pesque e Pague do Neném, foi a vez da criançada aproveitar um momento especial fora da rotina.
Na tarde desta quinta-feira (15), os assistidos pelo serviço foram ao Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar, em Vitória. O passeio proporcionou contato direto com o universo das tartarugas marinhas, despertando curiosidade e consciência ambiental entre as crianças sobre um dos animais mais fascinantes da natureza.
Aos gritos apaixonados de “amo Viana” e sorrisos que contagiavam qualquer um, a turminha não escondeu a alegria de passar a tarde no santuário. Um deles foi o pequeno Miguel (6), que, encantado ao ver o reptil marinho pela primeira vez, garantiu “estou gostando até demais”.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Tarcila Rodrigues, explicou que a atividade foi pensada como parte da programação de férias como uma ação educativa e formativa, que vai além do momento de lazer. Para ela, o passeio foi uma experiência educativa que despertou nas crianças o cuidado com a natureza e o interesse pela preservação da vida marinha.
“Para cada um, a experiência teve um significado especial. Muitas tiveram o primeiro contato com esse tipo de espaço educativo, despertando a curiosidade, ampliando conhecimentos e fortalecendo ainda mais a convivência em grupo”, destacou Tarcila.
Segundo a oceanógrafa e executora técnica do Projeto Tamar, Letícia Fischer, receber grupos como crianças, famílias e escolas é essencial para promover a sensibilização ambiental e reforçou que a conservação das tartarugas marinhas é resultado de um esforço coletivo, construído ao longo do tempo e que precisa ser continuamente fortalecido
“A preservação das tartarugas depende não só do trabalho técnico, mas também do envolvimento da comunidade, e ações como essa visita são fundamentais para despertar esse cuidado desde cedo”, afirmou Letícia.
Além do aprendizado, a experiência também foi marcada por diversão e integração. Ao ar livre, o grupo participou de atividades lúdicas e ainda teve momento de prática de capoeira com as crianças do projeto Ginga Viana, encerrando a tarde com os movimentos da expressão afro-brasileira que é patrimônio cultural imaterial da humanidade.
“O retorno que temos dessas atividades é percebido não apenas no conhecimento adquirido, mas também nas falas, no entusiasmo e no comportamento das crianças. Tudo isso fortalece valores que trabalhamos diariamente no nosso serviço. São vivências que ficarão para sempre na memória, tanto dos nossos assistidos quanto da equipe”, finalizou Tarcila.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Canal de informações: whatsapp.com/prefeituraviana
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vitor Matias
Publicado em sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Atualizado em sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Telefone (27) 3354-4012
E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br
Endereço
Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915
Redes Sociais
Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana