Procon Viana orienta consumidores para compras no fim de ano

As festas de fim de ano se aproximam e neste período é necessário ficar atento à compra de presentes, viagens e experiências. Para isso, o Procon Municipal de Viana preparou dicas para os consumidores evitarem enrascadas no Natal e Ano Novo.

Em primeiro lugar, é necessário que o consumidor tenha em mente um planejamento financeiro, tendo em vista que é primordial saber quanto se pode gastar e estabelecer um orçamento total e limite de gastos, além de uma lista com itens a serem comprado, como comida, bebida, presentes, etc.

Depois do planejamento estabelecido, é importante fazer um comparativo de preços em diferentes lojas, sejam físicas ou virtuais. É importante comparar promoções e exigir que o preço anunciado seja cumprido.

Ao escolher produtos e fornecedores, o cliente deve verificar se o produto tem selo de segurança e informações completas, bem como prazo de validade dos alimentos. Em compras online, o consumidor deve ficar muito atento à segurança do site.

Após a compra, o consumidor deve solicite nota fiscal ou cupom fiscal, pois é essencial em caso de troca do produto ou para uma possível reclamação. Além disso, é necessário guardar comprovantes de pagamento, mensagens ou anúncios de promoções, pois eles podem ser usados para comprovar os direitos do consumidor se houver problema.

A política de troca ou devolução de produtos deve ser explicada antes da compra. Em aquisições feitas fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet ou catálogo, existe direito de arrependimento de até 7 dias para cancelar.

No momento do pagamento, a orientação é que o consumidor prefira parcelar sem juros ou pagar à vista se couber no orçamento. Compras de final de ano podem pesar no orçamento se não houver planejamento, por conta disso é necessário evitar endividamentos.

O Procon enfatiza ainda que o consumidor deve evitar clicar em links recebidos por WhatsApp, SMS ou e-mail sobre promoções, pois podem ser golpes. Além disso, é importante evitar usar Wi-Fi público para compras online e nunca fornecer senhas e informações sensíveis por mensagem.

O consumidor deve procurar o Procon se houver propaganda enganosa, descumprimento de oferta, produto com defeito ou problemas na entrega. É possível registrar reclamação presencialmente, por telefone ou em plataformas, como o consumidor.gov.br.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em terça-feira, 23 de dezembro de 2025

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915

Redes Sociais Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana