A terceira e última noite da Exposição do Polo Cervejeiro de Viana (EXPOCERVI) encerrou o evento com chave de ouro, deixando o público com um gostinho de “quero mais”. A antiga garagem da Santa Zita, em Marcílio de Noronha, se transformou novamente em um ponto de encontro para os amantes de boa música, gastronomia de qualidade e, claro, cerveja artesanal bem gelada.
Durante os três dias de festa, mais de 7 mil pessoas passaram pelo local, consolidando o evento como um dos maiores do segmento cervejeiro no Espírito Santo e reforçando a posição de Viana como a capital estadual da cerveja artesanal e do lúpulo.
“Foram três dias intensos de muita festa e alegria. Esse evento é feito a várias mãos e vários corações que pulsam juntos para proporcionar ao público a melhor festa possível. Hoje encerramos a 3ª EXPOCERVI com muito orgulho”, declarou a secretária de Cultura de Viana, Fabiene Passamani.
Mais de 8 mil litros de cerveja consumidos
Ao todo, 12 cervejarias artesanais capixabas participaram da 3ª edição, entre elas cinco vianenses: Piabier, El Bigodon, Peixe Verde, Indomável e Else. Elas dividiram as torneiras com marcas do Circuito Capixaba de Cervejas Artesanais, como Kingbier, Fratelli, Mestra, Bäumler, Alquimistas, Trindade e Incrível.
Durante os três dias de festa foram mais de 8 mil litros de cerveja consumidos, segundo a Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo (AICERVA), comprovando que a EXPOCERVI já se tornou o destino certo dos amantes da cerveja artesanal no Estado.
Segundo o mestre cervejeiro, sócio-proprietário da Else Beer e presidente da Associação Vianense de Microcervejarias Artesanais (AVICERVA), Stefano Lombardi, o crescimento do setor reforça o protagonismo de Viana como referência na produção artesanal.
“É uma alegria ver Viana sendo reconhecida como a cidade da cerveja. Começamos esse movimento em 2011 quando criamos a primeira cervejaria artesanal do Espírito Santo, na região de Pedra da Mulata. Ter a EXPOCERVI, o maior evento cervejeiro do Estado, e o Circuito Capixaba de Cervejarias Artesanais valorizando nossos produtores demonstra a força do mercado artesanal capixaba”, celebrou Lombardi.
Domingo de samba, família e alegria
O último dia do evento foi pura descontração e clima de domingão em família. A criançada se divertiu com o show do grupo Papa Léguas, que levou ao palco um repertório animado, cheio de brincadeiras e músicas conhecidas de filmes e programas infantis.
Quando o sol começou a se pôr, o grupo SambAdm assumiu o palco e fez o público sambar com um show repleto de energia, misturando samba, pagode e aquele balanço gostoso que combina com cerveja artesanal. O pavilhão virou uma verdadeira roda de samba, com muita dança e brindes.
Pagodeira de carteirinha, Márcia Brandão, moradora de Viana Sede, marcou presença no evento para curtir com amigos e família.
“É a segunda vez que participo da EXPOCERVI, sempre compareço às festas em Viana. A organização está maravilhosa! Gostei da programação, porque eu amo pagode. Vim beber um chopp gelado, sambar e curtir um momento com pessoas maravilhosas”, disse Márcia.
Em um dos momentos mais marcantes da noite, aconteceu a última Sangria do Barril desta edição. A tradicional cerimônia simbólica marca a abertura oficial dos barris de cerveja artesanal, permitindo ao público um brinde em celebração ao sabor e à criatividade que fazem de Viana referência no cenário cervejeiro capixaba.
Para fechar o evento com a energia lá em cima, Juana Zanchetta, uma das grandes vozes do Espírito Santo, subiu ao palco com um show repleto de samba, axé, brasilidade, emoção e boas vibrações. A apresentação levantou o público e encerrou o fim de semana de forma inesquecível.
“Foi uma felicidade encerrar o domingão dessa festa linda que trouxe muita alegria para milhares de pessoas desde sexta. Estou muito feliz em participar da EXPOCERVI, ainda mais que eu vou apresentar para o público minha música em primeira mão, ‘Perdi a Direção’, minha primeira música solo”, comentou Juana.
A 3ª EXPOCERVI e o Circuito Capixaba de Cervejas Artesanais – Etapa Metropolitana são uma realização da Prefeitura de Viana, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo (AICERVA), Convention Visitors Bureau, Rota Eventos e Palco Sesc – Sistema Fecomércio Sesc Senac-ES.
O evento conta ainda com apoio do SEBRAE-ES, ADERES, Governo do Estado do Espírito Santo - Secretaria de Desenvolvimento, Oxivit - Comércio de Gases e Sicredi.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim e Vitor Matias
Publicado em segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Atualizado em segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Telefone (27) 2124-6760
E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br
Endereço
Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915
Redes Sociais
Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana