Emoção e talentos marcam o X Festival de Bandas Musicais Escolares de Viana

Sons, ritmos e muita emoção marcaram o X Festival de Bandas Musicais Escolares de Viana, promovido pela Secretaria de Educação (SEMED), por meio da Gerência de Projetos e Políticas Educacionais. O evento, realizado nesta terça-feira (04) na quadra da EMEF Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, tem como objetivo expor o trabalho musical desenvolvido ao longo do ano letivo nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O projeto de Bandas Musicais Escolares é realizado no contraturno escolar e busca promover o desenvolvimento psicossocial e cultural de crianças e adolescentes, fortalecendo a educação inclusiva e o convívio social. Mais do que aprendizado musical, o projeto estimula valores como cidadania, disciplina, respeito e cooperação, consolidando-se como uma importante ferramenta de formação humana e social.

 

Atualmente, o município conta com oito bandas marciais, representando as escolas EMEFTI Ewerton Montenegro Guimarães, EMEF Orestes Souto Novaes, EMEF Euzélia Lyrio, EMEFCM João Natalício Alves Pereira, EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, EMEF Dorival Brandão, EMEF Adamastor Furtado e EMEFCM Prof. Divaneta Lessa de Moraes. Todas elas se apresentaram no festival, demonstrando talento, dedicação e amor pela música.

Para a secretária de Educação, Angela Cavati, o festival é uma celebração do poder transformador da música.

“Acreditamos que a música é uma poderosa aliada da educação. Ela ensina disciplina, desperta a criatividade e abre oportunidades para nossos estudantes. Quando uma banda escolar se apresenta, vemos muito mais do que instrumentos afinados, vemos sonhos sendo construídos, talentos sendo descobertos e vidas sendo transformadas”, destacou a secretária.

Entre os destaques das apresentações esteve a banda da EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, sob a regência do maestro Paulo Ribeiro Miranda, que encantou o público ao unir o ritmo das bandas marciais à música popular brasileira.

“Estamos ensaiando há dez meses para trazer essa apresentação, que mistura o clássico com o congo e o samba. Tocamos ‘Madalena’ e músicas de Martinho da Vila, adaptadas especialmente para a banda. As crianças não conheciam essas canções, então foi uma oportunidade de ensinar história, cultura e música ao mesmo tempo. O resultado ficou maravilhoso”, contou o maestro.

Outro momento de destaque foi a participação da banda da EMEFCM Prof. Divaneta Lessa de Moraes, comandada pelo maestro Elier Santana Scardua, que recentemente conquistou o 2º lugar no campeonato estadual de bandas. O grupo apresentou um repertório que transitou entre o clássico e o pop internacional, encantando o público.

“A música tem grande importância na vida desses alunos. Muitos vivem em contextos de vulnerabilidade, e a banda oferece acesso a novas perspectivas e aprendizados. Alguns dos meus alunos já ingressaram na faculdade de música, mas nosso maior objetivo é formar cidadãos conscientes. A música é o meio pelo qual construímos isso”, afirmou Elier.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em quarta-feira, 05 de novembro de 2025

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915

Redes Sociais Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana