Entre passos de dança, sorrisos largos e muita música das décadas de 60 e 70, os idosos atendidos pelos CRAS de Viana viveram uma tarde inesquecível nesta quinta-feira (07), na capital. A atividade, realizada em parceria com o CCTI Jadyr Primo – Centro de Convivência da Terceira Idade de Vitória, foi mais do que uma festa: representou um verdadeiro encontro de gerações, histórias e afetos.
A ação faz parte do cronograma realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, programa ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Viana, em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). A cada encontro, os participantes se envolvem em oficinas, atividades socioeducativas e grupos de convivência. Desta vez, foi a dança quem roubou a cena.
Com o tema “Anos 60 e 70”, o evento, que contou com a presença de mais de 70 pessoas, sendo 30 vianenses, foi pensado para despertar memórias afetivas e revisitar o brilho da juventude vivida pelos participantes. Mais do que nostalgia, a proposta teve como objetivo celebrar o presente com movimento, troca e alegria.
“Menino, vim aqui nesse evento hoje é um prazer gratificante”, contou animada Marlene Lopes, de 64 anos, moradora de Marcílio de Noronha.
“A gente faz apresentações em vários lugares quando somos convidados. E essa é uma integração, são trocas de experiência. Temos o carimbó, a dança da peneira, a dança da saia… Agora começamos a ensaiar os anos 60. É maravilhoso estar aqui com o pessoal de Vitória. É um momento de carregar energia, de trocar. Às vezes dá uma cansadinha, dá uma sentadinha, volta de novo, o nosso tema é: ‘idoso não deve ficar parado’. Mexa-se!”
A integração entre os municípios tornou tudo ainda mais especial. Participantes de Vitória e Viana dançaram juntos, se emocionaram e descobriram o quanto têm em comum.
Para Marcelia Santana, 64 anos, que mora no Centro de Vitória, o sentimento foi de gratidão:
“Para mim está sendo excelente. Eu procurava ocupar meu tempo com atividades diferentes que nunca tinha feito na minha vida e aqui encontrei inúmeras. Posso até escolher qual quero fazer. E essa interatividade entre Vitória e Viana é maravilhosa, porque é uma troca, de conhecimento, de social. Conhecer pessoas de lá que vêm para cá e vice-versa.”
A Tarde Dançante foi apenas uma das muitas ações que o Serviço de Convivência proporciona aos idosos de Viana. Em cada música tocada e cada passo dado, havia muito mais que movimento: havia pertencimento, afeto, dignidade e vida pulsando em comunidade.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Kaio Torres
Publicado em quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Telefone (27) 2124-6760
E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br
Endereço
Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915
Redes Sociais
Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana