O passado elegante, o bailado ritmado e o sorriso angelical das crianças da rede municipal e estadual de ensino encantaram a manhã de todos os presentes no IV Festival de Ginástica Rítmica. Das arquibancadas, os aplausos, sorrisos e choros de orgulhos de pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, de dentro da quadra da EMEF Francisco, o grito de apoio e a celebração do talento de cada competidora e competidor.
O evento foi um encontro de gerações, desde talentos vianenses que conquistaram o mundo, como a multicampeã Lavinya Azeredo, que coleciona medalhas em campeonatos estaduais, nacional e continentalmente, até atletas que despontaram no esporte, como a Giselle Coelho que participará pela primeira vez da modalidade solo no campeonato brasileiro, até a pequena Maitê Pereira Dias, que estreou no festival.
A edição foi a primeira que a Ana Carolina Coutinho participou de uma apresentação da sua filha, a pequena Maitê, estudante do CMEI Lydia Eliete, que participou da categoria Baby.
“Foi muito legal o evento, bem organizado, por ser a primeira vez, foi bem bacana e emocionante também. Quando a gente colocou ela no projeto, não imaginei que ela fosse desenvolver tão rápido. Eu fiquei bem feliz”, disse a mamãe Ana.
E a Maitê amou o evento. A pequena atleta de 5 anos disse que a parte que ela mais gostou do evento foi “de dançar” e completou dizendo que o festival foi “legal”.
O quarteto formado pela Eloá Victoria, Paulo Carvalho, Eloá de Oliveira e Maria Luíza Garcia estava no IV Festival de Ginástica Rítmica. O grupo representa duas escolas, a EMEF Adamastor Furtado e EEEFM Nelson Vieira Pimentel, mas tem em comum a paixão pelo esporte.
A Eloá Victoria disse que “está participando do modo de competição pela primeira vez e que está achando o festival bem divertido, apesar de estar um pouco nervosa para a apresentação do solo”.
O Paulo tem 14 anos e faz ginástica rítmica há 11 anos e está sempre acompanhado do arco, seu aparelho favorito. “A ginástica rítmica é muito importante para a flexibilidade e saúde e eu busco entrar em clubes para eles aceitarem os meninos no esporte”, contou o atleta.
A Maria Luiza abriu o coração e contou sobre seu sonho. “O meu sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas e o festival gera oportunidades porque eu posso mostrar o que eu sei e talvez alguém possa me ver me apresentando”, explicou a atleta agraciada com a medalha de prata no evento.
“A ginástica me inspira a ser uma pessoa melhor e eu vejo que quem faz o esporte se torna pessoa com mais atitude”, disse a Eloá de Oliveira.
Hoje na faculdade de fisioterapia, Lavynia Azeredo é um grande nome da ginástica rítmica vianense. A medalhista sul-americana participou da competição como jurada e ainda abrilhantou o festival com uma performance que levantou o ginásio.
“É uma realização. Eu tenho uma filha pequena e vejo a minha filha nessas crianças. E quando uma delas vem me abraçar, isso não tem preço e sinto dentro de mim muito orgulho. Sempre fui muito valorizada aqui na cidade e sempre foi motivo de orgulho carregar o nome da cidade por onde passei”, relata Lavynia.
O IV Festival de Ginástica Rítmica de Viana contou com a presença de 112 alunos de 14 instituições de ensino de Viana. As aulas de ginástica são realizadas em nossas unidades de ensino visando fortalecer a educação e auxiliar no desenvolvimento esportivo, do protagonismo e do talento vianense.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Israel Magioni e Kaio Torres
Publicado em sexta-feira, 11 de julho de 2025
Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Telefone (27) 2124-6760
E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br
Endereço
Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915
Redes Sociais
Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana