Amantes de uma das bebidas mais consumidas do mundo reuniram-se, na noite desta sexta-feira (29), na 2ª edição da Expocervi, a Exposição do Polo Cervejeiro de Viana. A primeira noite de atrações consolidou o evento como a maior festa de cervejarias artesanais do Estado, atraindo mais de 2 mil pessoas para celebrar com muita música e diversão enquanto saboreavam aquela gelada.
O evento celebra o sucesso do primeiro polo público de cervejarias artesanais, que promete potencializar o turismo e a economia na cidade. “Viana passou a entrar no mapa do turismo nacional a partir do momento que passamos a defender esse projeto. Estou muito feliz de ter acreditado nessa iniciativa. Podemos ver o resultado em todos os produtos que estamos vendo na cidade e no apoio de tantos empreendedores e pessoas que também acreditam nesse projeto”, destaca o prefeito Wanderson Bueno.
A programação contou com atrações musicais que animaram o público durante as mais de seis horas de evento. No Palco Sesc, a dupla vianense João Fellipe e Rafael fez o público cantar e dançar com grandes sucessos do sertanejo, enquanto o Trio Forrozão colocou o público para dançar ao som do melhor do forró. Porém, os artistas não foram os únicos a brilhar na festa. O mascote da Expocervi, Zeca Lupulinho, nome escolhido depois de uma votação expressiva nas redes sociais da prefeitura, fez a alegria dos festeiros.
O casal de Marcílio de Noronha, Lucas Coltz e Rafaela Manenti, resolveu “sextar” em Viana. Rafaela diz que não tem costume de beber, mas conseguiu aproveitar a noite curtindo um bom som e comendo um crepe descrito por ela como delicioso. Já Lucas estava no terceiro copo, com pretensão de completar o passaporte da Expocervi, que premiará um sortudo entre os clientes que consumirem nos stands das 11 cervejarias presentes na festa. “Estou tendo uma noite muito agradável. Não bebo, principalmente agora que estou dirigindo, mas devo admitir que uma cerveja de frutas vermelhas chamou minha atenção”, comenta Manenti.
Um dos momentos mais esperados da noite foi o concurso para definir a nova Rainha do Lúpulo, elegendo a representante que melhor personificou o espírito da Expocervi, em critérios como carisma, simpatia e conhecimento da cultura e história de Viana. Marina Firme Frassoni, do bairro Universal, foi coroada como soberana da festa. Mayra Moreira Stein, do Centro de Viana, foi escolhida como a primeira princesa, enquanto Karolayny Barcellos Fonseca, de Vila Bethânia, ficou com o título de segunda princesa. Além disso, a já tradicional sangria do barril fez chover cerveja no Parque de Exposições de Viana Sede, para o delírio dos amantes da bebida.
Foodtrucks espalhados pelo evento ofereceram opções gastronômicas que harmonizam com os mais variados sabores produzidos por cervejarias locais e regionais. Com o sucesso da primeira noite, a expectativa para os próximos dias é ainda maior.
Angélica Neris é moradora de Viana Sede e não perde uma festa na cidade. Com a Expocervi não foi diferente! Ansiosa pelo show de seu ídolo, Zé Geraldo, ela veio com a família para curtir o primeiro dia de festa e viver a experiência da cerveja artesanal. “Eu venho em todas as festas em Viana e essa está perfeita! Curti muito os shows de João Felipe e Rafael e do Trio Forrozão, mas estou ansiosa para o show de Zé Geraldo. Estarei aqui amanhã para assistir o show de perto. Eu vou curtir até o último momento porque ele é perfeito!”
A Expocervi é realizada pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), e Sesc Espírito Santo, por meio do projeto Palco Sesc.O Circuito Capixaba de Cervejas Artesanais Etapa Metropolitana conta com o apoio da Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo, por médio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e é uma realização da Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo e Rota Eventos.
Texto: Ygor Amorim e Vitor Matias
Publicado em sábado, 30 de novembro de 2024