Viana não tem a melhor educação básica da Região Metropolitana à toa. O município desenvolve projetos inovadores na Educação Especial para promover inclusão e alfabetização de alunos com deficiência visual ou baixa visão.
Alunos como Antonio Pietro, da EMEF João Paulo Sobrinho, e João Pedro Barreto, da EMEFCM João Natalício Alves Pereira, são exemplos de como investimentos em uma educação inclusiva e criativa auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades.
Criatividade, reciclagem e inovação
Livia Ramos Rodrigues, professora da educação especial na EMEF João Paulo Sobrinho, em Areinha, implementou uma técnica criativa e eficaz para ensinar Antonio Pietro, um aluno de 9 anos com baixa visão, a ler em Braille. Utilizando materiais simples como bolinhas de papel e uma caixa de ovos, a educadora desenvolveu um método inovador que tem gerado ótimos resultados.
A professora moldou uma caixa de ovos como uma cela do sistema Braille para que o aluno pudesse decorar os códigos que simbolizam as letras do alfabeto. O processo de ensino consiste em Livia citar uma letra, enquanto Antonio posicionava as bolinhas de papel nos espaços correspondentes da caixa de ovos, formando a letra em Braille. Com essa abordagem lúdica e acessível, o aluno não apenas aprendeu a identificar as letras, mas também desenvolveu a habilidade de reconhecer os pontos do sistema de leitura em Braille.
O uso da caixa de ovos e das bolinhas de papel proporcionou uma visualização ampliada, facilitando a compreensão de Antonio e transformando a aprendizagem em uma atividade divertida. O método da professora Livia destaca-se como um exemplo de inovação pedagógica na Educação Especial, promovendo a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com deficiência.
Aprendizado lúdico com LEGO por meio de parceria público-privada
O João Pedro Barreto, de 9 anos, é apaixonado por aves. Por meio de vídeos, ele aprende muito sobre os bichos espalhados pela natureza e quando começa a contar sobre o que descobriu, dá uma aula de conhecimento para todos. O aluno da EMEFCM João Natalício Alves Pereira, em Vila Bethânia, tem baixa visão. A família e a escola se uniram para que João continuasse se desenvolvendo junto aos amigos e a nova fase dessa jornada foi marcada pela chegada de livros didáticos e brinquedos de Lego, ambos em Braille.
“Eu achei legal e aprendi muito”, disse João.
Mundo da imaginação
A educação transforma o mundo à nossa volta e é um direito de todos, esses são os mandamentos para se construir uma sociedade que gere oportunidades para todos de maneira igualitária. E a leitura é a base que abre caminhos para que as crianças possam viajar no mundo da imaginação, bem como, permite que os estudantes possam aprender os mais diferentes conteúdos, além de promover a comunicação e a expressão de cada um.
Pensando nisso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), firmou parceria com a Fundação Dorina Nowill para viabilizar a aquisição de 50 kits Lego Braille Brincks e formação continuada em Deficiência Visual para os profissionais das escolas municipais que possuem alunos com deficiência visual da cidade. O professor de Educação Especial para cegos ou pessoas de baixa visão, Jocarly de Oliveira Nascimento Sobrinho, conta a dinâmica do uso dos brinquedos:
“Os brinquedos são formados por uma bandeja com pontos para encaixe das peças. Cada peça representa um código. Esse material tem a proposta de realizar a alfabetização de maneira lúdica e eficaz, dessa forma, brincando, o aluno reforça a aprendizagem e se familiariza com a linguagem em Braille”, explicou e celebrou o professor.
Esse é um trabalho construído com diferentes mãos, sempre pensando na formação dos alunos. A gerente de Educação Especial, Gabriela Roncatt, conta que essa é uma das ações que mostram o avanço do ensino para crianças cegas ou com baixa visão.
“Os kits são direcionados a crianças de 0 a 10 anos e com intuito de gerar interação na sala de aula e formar cidadania, os materiais estão sendo utilizados por todos os alunos, para que aprendam juntos o sistema Braille, crescendo como seres humanos responsáveis, inclusivos e cidadãos do mundo”, explicou Gabriela.
Educação revolucionária e resultados fantásticos
As 40 unidades da rede municipal vianenses possuem 1070 alunos da Educação Especial, sendo 11 deles com deficiência visual (01 com cegueira e 10 com baixa visão). Foram disponibilizados professores especialistas em deficiência visual que realizam a orientação e mobilidade, ampliações de materiais didáticos e atividades, além do ensino do Braille (sistema que dá acesso à leitura tátil).
Os resultados são fantásticos! 60% dos alunos da educação especial chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental fluentes em leitura. As garantias do direito à aprendizagem de todos os alunos da educação especial também impactam nas avaliações externas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Viana recebeu a maior nota do IDEB na Região Metropolitana, a nota 6,3 é reflexo da qualidade da educação oferecida na rede municipal e a garantia de direitos por meio de projetos e aquisição de equipamentos realizados pela Educação Especial da cidade fazem parte dessa avaliação.
Além de garantir o acesso à educação e informação, o Braille permite maior inclusão e autonomia às pessoas cegas ou com baixa visão. E esse é o intuito da aquisição de brinquedos e livros em Braille realizada pela Prefeitura de Viana. O município adquiriu livros em Braille pela primeira vez em 2014. Desde 2017, o Projeto “Um Olhar Além do Alcance” fomenta atendimento especializado aos alunos com deficiência visual.
Agora, a cidade distribuiu os materiais, entre eles livros didáticos e brinquedos LEGO, nas escolas da rede municipal de ensino para que o Braille possa ser disseminado entre alunos cegos e com baixa visão e alunos videntes, garantindo a harmonia e a interação entre todos. As ações são contínuas, acontecendo para além dos meses de campanhas nacionais que trazem luz ao tema, o intuito da gestão é que o desenvolvimento e a inclusão sejam permanentes, gerando oportunidades e aprimorando talentos de todos os alunos da rede municipal de ensino.
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Texto: Ygor Amorim e Israel Magioni
Publicado em terça-feira, 22 de outubro de 2024