Alunos de Viana encantam no VIII Concurso de Desenhos

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Educação (SEMED) divulgam os vencedores do VIII Concurso de Desenhos que teve como tema central: “Como preservar e recompor os ecossistemas?”.

O concurso foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, com o objetivo de estimular a reflexão e ações, por meio de produção de desenhos.

Participaram deste concurso:

Categoria 1: alunos da rede municipal de ensino de Viana das séries finais da Educação Infantil (Grupo 4 e Grupo 5);

Categoria 2: alunos da rede municipal de ensino de Viana dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental;

Categoria 3: público alvo da educação especial regularmente matriculados nas unidades de ensino da rede pública do município de Viana do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e/ou alunos da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e AMAES – Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo. Os alunos dessa categoria puderam optar na participação do concurso pelas unidades de ensino ou nas instituições que oferecem atendimento especializado (APAE e AMAES), localizadas no município de Viana.

Concorreram a premiação o(a) professores que orientaram os trabalhos e que ficaram em 1º lugar em cada categoria. Foram enviados 391 desenhos da Educação Infantil, 600 do Ensino Fundamental, e 26 da educação especial regularmente matriculados nas unidades de ensino da rede pública do município de Viana e/ou alunos da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e AMAES – Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo. Totalizando 1.017 participantes.

Os desenhos foram produzidos em sala de aula com orientação do professor de cada turma. Cada criança participou com apenas um desenho, onde retratava a ideia central sobre o tema.

Para a seleção, foram considerados os aspectos de criatividade, originalidade, coerência temática, organização e aspecto geral do desenho.

A apuração foi realizada pelo Órgão Gestor de Educação Ambiental (OGEA) do município.

Os prêmios serão entregues no dia 18 de outubro de 2024, as 10 horas da manhã, no Gabinete do Prefeito. Conheça os vencedores!

Categoria 1: Educação Infantil (Grupo 4 e Grupo 5)

• 1º Lugar: Matheus Vittor da Silva Santos (Grupo 5 F) – CMEI Manoel Evêncio de Oliveira - Professora: Tamara Pothin

• 2º Lugar: Manuella Flor Ferreira da Silva (Grupo 5 D) – CMEI Manoel Evêncio de Oliveira

• 3º Lugar: Pedro Henrique Rebonato (Pré II C) – CMEI Adélia de Oliveira Silva

Categoria 2: Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos)

• 1º Lugar: João Claudio Sachetto Almeida (3º Ano A) – EMEF Cívico Militar João Natalício - Professor: Fernando Zorzal Borba

• 2º Lugar: Ryana do Nascimento Dutra (1º Ano B) – EMEF Orestes Souto Novaes

• 3º Lugar: Caroline Queiroz Cândido (3º Ano A) – EMEF Orestes Souto Novaes

Categoria 3: Educação Especial

• 1º Lugar: Davi Sacramento (10 anos) – AMAES Viana - Professora: Karla Nilza Chagas Ferreira (Arte Terapeuta)

• 2º Lugar: Nycollas Campos Ferreira (14 anos) – AMAES Viana

• 3º Lugar: Heitor Costa Longa Reis (AEE V03) – APAE Viana

Incentivo à Educação e Sustentabilidade

O concurso reafirma o compromisso da Prefeitura de Viana em promover a educação ambiental, inspirando as novas gerações a refletirem sobre a importância da preservação dos ecossistemas. O talento revelado pelos estudantes promete um futuro mais consciente e engajado com as questões ambientais.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação