Pensando na saúde dos munícipes e no projeto familiar dos vianenses, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), oferta procedimento de vasectomia gratuitamente na rede municipal de saúde.
Para ter acesso ao procedimento no município, o paciente tem que ter 2 filhos nascidos vivos ou mais e ter mais de 21 anos. O procedimento é um dos mais efetivos para controle de natalidade, com eficácia superior a 99%.
Os homens interessados em realizar a vasectomia devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar um método definitivo de planejamento familiar.
A partir do interesse expresso pelo paciente, ele passa por uma palestra, onde serão apresentadas as opções de métodos contraceptivos disponíveis para a escolha consciente do usuário, entre elas o dispositivo intrauterino (DIU), anticoncepção oral, injetável, laqueadura-tubária (LT) e preservativo masculino e feminino.
O paciente então é encaminhado para um especialista, que indica os exames pré-operatórios e orientações para a cirurgia. Como se trata de uma esterilização, os pacientes são submetidos a consulta com médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, além de assinarem um termo de consentimento para o procedimento
Todo o processo dura um prazo de 60 dias para que o paciente reflita sobre o assunto. Só depois desse prazo, se o homem continuar com a decisão, a cirurgia é agendada.
Mantida a decisão e com o preenchimento dos critérios da legislação sobre planejamento familiar (Lei nº 9.263/1996), o usuário é encaminhado para consulta na Unidade Básica de Saúde. Com parecer médico favorável à realização do procedimento, a cirurgia é agendada.
O procedimento é realizado na Policlínica, no bairro Primavera, unidade referência para o procedimento. A cirurgia dura cerca 20 minutos, é indolor, segura e não há necessidade de internação.
Após o procedimento, o paciente passa por exame de espermograma para conferir a contagem de espermatozoides e confirmar a eficácia do procedimento.
Para uma boa recuperação, o paciente deve fazer repouso, principalmente no dia do procedimento. Após a cirurgia, também é necessário utilizar outro método contraceptivo durante pelo menos 90 dias. A vasectomia não gera impotência
Esse método é considerado definitivo, por envolver uma cirurgia que garante a interrupção dos vasos deferentes, os quais são responsáveis por levar os espermatozoides até a uretra, por meio do corte e da selagem dos vasos deferentes.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em quinta-feira, 11 de julho de 2024