Tradição, orgulho e mais investimentos: Festa de São Pedro e São Paulo com autorização de obras de pavimentação

A comunidade se reuniu para celebrar as festividades de São Pedro e São Paulo durante todo o domingo (30). Depois da santa missa, realizada na histórica igreja de São Pedro e São Paulo, os fieis participaram das tradições que se repetem há décadas na região, como bingo, leilão de produtos doados para a congregação, churrasco, brincadeiras e rifas com sorteios, tudo isso sempre com muita alegria.

A igreja é um dos cartões-postais de Viana e está localizada na rota imperial, estradas que recebem muitos turistas de diversas cidades, além de atletas de esportes de trilha e aventuras. É um monumento deslumbrante em meio a natureza preservada da região rural vianense, reservando histórias, cultura e muita fé.

Paulo Bandeira Dias é residente da comunidade de Biriricas, em Domingos Martins, e fez questão de participar do evento junto aos vizinhos:

“A festa é maravilhosa, a comunidade está de parabéns, pela organização, venho sempre que posso e gosto muito das festividades e da história do povo. A comunidade precisa disso, união, confraternização, paz, amor e alegria”, comentou o turista.

14 milhões em pavimentação de 9 km de estradas

Para melhorar ainda mais as comemorações, foram autorizadas as obras de pavimentação de 9 km de estradas, do trecho que liga as comunidades de Formate até São Paulo de Viana, por meio do programa Caminhos do Campo. É um investimento de 14 milhões de reais em uma parceria entre a Prefeitura de Viana e o Governo do Estado, na mobilidade e qualidade de vida de todos.

Ao fim da missa, em meio à comunidade em festa, o governador Renato Casagrande celebrou mais um investimento que auxilia os moradores e produtores do campo, facilitando o escoamento de produtos, bem como melhorando a mobilidade, o asfaltamento ainda incentiva o turismo de experiência na região:

“Esse é um trabalho que vale a pena, porque o fazemos para realizar o sonho das pessoas. Temos parcerias na Câmara e com os municípios que nos permitem realizar projetos como esse e melhorar a vida das pessoas. Fico muito feliz de após rezar nessa linda festa para São Pedro e São Paulo, a gente possa anunciar o início das obras desse investimento com o programa Caminhos do Campo”, celebrou o governador Casagrande.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, comemorou mais um investimento na infraestrutura da cidade, incentivando diversos setores produtivos e valorizando o homem do campo.

“Trabalhamos para construir a cidade que sonhamos para todos os vianenses, sejam moradores da região rural ou urbana. Temos compromisso em transformar realidades, em um trabalho sério e com parcerias comprometidas no desenvolvimento de nossa cidade. São investimentos no turismo, na mobilidade para o escoamento de produtos e na qualidade de vida de todos os vianenses”, disse Bueno.

Rosalina Aigner é nascida e criada em São Paulo de Viana. Ela conta que sempre participa da festa de São Pedro e São Paulo, santos a quem é devota. Segundo ela, o investimento na pavimentação vai facilitar o acesso à localidade.

“Esse asfaltamento vai ajudar em tudo. O povo está muito feliz com a chegada do asfalto. Tem muitos produtores rurais aqui e as estradas sempre são muito ruins, principalmente quando chove. Mesmo com o sol que dá aquele monte de buraco, o carro fica tremendo”, disse Rosalina.

História da igreja

A Igreja de São Pedro e São Paulo, apesar de jovem na paróquia de Nossa Senhora Conceição, é um símbolo da história do povo vianense, principalmente das localidades de São Pedro e São Paulo.

Segundo relatos, nos tempos antigos, as grandes famílias dessa região construíram essa igreja dedicada a São Pedro e São Paulo devida sua necessidade de se reunir religiosamente.

A igreja já pertenceu às paróquias de Santa Isabel, Cariacica Sede, Santa Leopoldina e Viana Sede, segundo relato dos moradores desta região. Em sua fundação, a igreja tinha como padroeira o Sagrado Coração de Maria, mas em sua reinauguração, na década de 1950, foi rededicada aos padroeiros São Pedro e São Paulo, em homenagem ao morador pioneiro nesta região, o senhor Pedro Paulo.

Atualmente, a igreja, que tem um estilo gótico, tem em seu redor um pátio e refeitório utilizados pela comunidade em reuniões, eventos e festas, além de uma unidade básica de saúde e um cemitério.

Recentemente, por meio do programa Minha Rua Melhor, o paço da igreja recebeu obras para urbanização, com aplicação de PAVI’s, melhorando a mobilidade e o acolhimento a fiéis e turistas que passam pela região.

Além do governador, Renato Casagrande, e do prefeito, Wanderson Bueno, autoridades tais como o deputado estadual Marcelo Santos, vereadores, secretários de estado e municipais estiveram presentes na solenidade. Junto a eles, o público rico em fé e orgulho das tradições locais abrilhantaram o evento.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação