Viana oferece métodos contraceptivos em programa de planejamento familiar

Família significa nunca abandonar ou esquecer, por isso é fundamental se planejar para construir um futuro no tempo certo. Para auxiliar, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretária de Saúde (SEMSA), oferece o programa Planejamento Familiar, que consiste no conjunto de ações preventivas e educativas com acesso à informação sobre os métodos contraceptivos mais eficazes e seguros para planejar sua família.

Sempre orientado por um profissional qualificado, o interessado recebe gratuitamente os métodos ofertados em todas às unidades de saúde, que incluem o uso de anticoncepcionais orais e injetáveis, preservativos masculinos e femininos e o uso de DIU. Procure a UBS mais próxima e solicite a orientação para marcar uma consulta, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Conheça um pouco dos métodos:

Anticoncepcional hormonal oral/injetável: são medicamentos hormonais que possuem o objetivo de prevenir a gravidez, podendo ser em forma de comprimidos (oral), ou injetável, baseado no que for recomendado pelo seu profissional.

DIU: consiste em ser um método contraceptivo que possui uma pequena estrutura, em formato de T ou Y, colocada no interior do útero da mulher (podendo permanecer de 5 a 10 anos no útero).

Preservativo masculino/feminino: objetifica em ser o método contraceptivo mais popular, por ser barato e eficaz; além de oferecer proteção contra várias doenças transmissíveis.

Por fim, é orientado seguir as indicações passadas pelo seu profissional de saúde, pois cada corpo se adapta de modo diferente aos métodos. Busque encontrar o mais agradável e recomendado a você, e assim, vise planejar a sua família de acordo com o desejado.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação