Viana recebe 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

A Policlínica de Viana foi palco de um evento de grande relevância para a saúde pública: a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CNGTES). O evento, realizado nesta quinta-feira (27), contou com a presença de Alexandre de Oliveira Fraga, representante do Instituto de Cooperação e Educação Permanente (ICEP), que apresentou a palestra principal, além de representantes do ICEP, SINDSAÚDE, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), além de trabalhadores da saúde, gestores e demais interessados.

As Conferências Nacionais são espaços fundamentais onde a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da saúde, assegurando as diversas formas de pensar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Esses encontros têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. Assim, as deliberações dessas conferências orientam os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição das ações prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a 4ª CNGTES deste ano destacou a importância das pessoas que constroem o SUS. A logomarca do evento refletiu essa valorização, focando na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação dos profissionais da saúde.

O documento orientador da Conferência trouxe três eixos principais:

1. Democracia, Controle Social e o Desafio da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde;

2. Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado, Equânime e Democrático no SUS: Uma Agenda Estratégica para o Futuro do Brasil;

3. Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que Fazem o SUS Acontecer: A Saúde da Democracia para a Democracia da Saúde.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação