Escola de Viana realiza exposição imersiva sobre segurança no trânsito

Ensinar futuros condutores conhecimentos para um trânsito seguro, como espaço de convivência é o objetivo de uma exposição imersiva realizada nesta quarta-feira (26) na EMEFCM Divaneta Lessa de Moraes, de Campo Verde. A escola foi palco desta ação que está integrada às atividades do projeto Educar PRF, iniciativa promovida pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que envolve os alunos do 8º ano da unidade em uma experiência educacional única.

Para a atividade, uma turma inteira de estudantes se transformou em jornalistas por um dia. O objetivo é integrar a produção de texto com a temática crucial da segurança no trânsito. Os alunos, sob a orientação de seus professores, mergulharam de cabeça na construção de reportagens, enriquecendo suas aulas de língua portuguesa com uma abordagem prática e inovadora.

A professora Bárbara Gomes Citebi, orientadora da atividade, conta que a jornada começou com a exploração de diversos materiais sobre o trânsito brasileiro, incluindo gráficos, citações e entrevistas com autoridades no assunto. Com essas informações, os alunos passaram a produzir suas próprias reportagens, vivenciando o papel de repórteres. O ápice deste projeto culminou na criação de uma sala imersiva, onde as reportagens foram expostas de maneira a sensibilizar e educar os visitantes sobre os desafios e perigos do trânsito no Brasil.

“Eles estavam estudando sobre reportagens nas aulas de língua portuguesa, então aproveitamos a temática do trânsito para que eles produzissem as próprias reportagens e vivessem as experiências de repórteres. Durante esse período, nós pesquisamos informações ligadas ao trânsito brasileiro, eles tiveram a oportunidade de ter contato com gráficos, com citações, com outras autoridades na área. A partir daquele momento, eles começaram a produzir as próprias reportagens. A ideia final era uma combinância em que nós traríamos uma proposta de uma sala imersiva. A exposição das reportagens acontece em uma sala que provocasse também a sensibilização para essa questão tão importante, para esse problema tão importante que envolve o trânsito brasileiro”, comentou a professora.

A sala imersiva foi cuidadosamente montada com objetos que remetem ao trânsito, criando um ambiente que provocasse reflexões profundas. Além disso, uma playlist com músicas de bandas que abordam a temática do trânsito em seus videoclipes foi selecionada para complementar a experiência. Os visitantes puderam assimilar, de forma interativa e sensorial, a seriedade das questões ligadas ao trânsito.

O impacto dessa atividade desenvolvida em sala de aula pode ser observado no conhecimento obtido por alunos como a Maiane Rodrigues Tonoli. Analisando reportagens e dados sobre violência no trânsito e a importância do respeito às leis, ela conta que aprendeu mais sobre os direitos e deveres de condutores e pedestres.

“Eu gostei de construir uma reportagem sobre a segurança no trânsito. Eu gostei de muitas coisas que aprendi sobre o trânsito e sobre as leis. Acho isso importante porque tem muita gente que não respeita as leis de trânsito e isso pode causar muito acidente. Para evitar acidentes é preciso ter atenção no trânsito, não consumir bebidas alcoólicas, respeitar o sinal e evitar o uso de celular enquanto dirige”, disse a aluna.

Essa experiência proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda sobre segurança no trânsito incentivou os alunos a explorar diferentes profissões e estilos de escrita. No processo, emergiram como redatores, repórteres e entrevistadores, desenvolvendo habilidades de pesquisa, escrita e criatividade.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação