Crimes contra o patrimônio têm uma redução de 43% em maio

Servindo e protegendo, a Guarda Municipal de Viana (GCMV), em parceria com outras forças de segurança pública, continua se superando e mantendo o município seguro. Os índices que comprovam a forte presença da GCMV na cidade foram apresentados na reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na tarde desta quinta-feira (13).

Em maio deste ano, mesmo com dois grandes eventos na cidade, o AvivaViana e a Festa do Divino Espírito Santo, se comparado a 2023, houve novamente um recorde na redução de mais de 50% no roubo a pessoas em vias públicas. Destaque também para queda no número de furtos em residências e estabelecimentos comerciais, 40% e 30% respectivamente. Ao todo, houve uma diminuição total de 43% nos crimes contra o patrimônio.

“Os resultados alcançados evidenciam que estamos no caminho certo para manter Viana segura. Nosso foco é a prevenção e a resposta rápida. Os números de maio mostram que estamos conseguindo honrar nosso compromisso de servir e proteger”, declara o Secretário Municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher.

No decorrer do mês, a GCMV realizou um total de 584 atendimentos, sendo 512 visitas tranquilizadoras; 33 ocorrências; 21 cercos táticos; 18 apoio a outras secretarias. Durante as operações, 489 drogas unidades de ilícitas foram apreendidas; 7 suspeitos conduzidos à delegacia. Além disso, 42 veículos foram notificados e 6  removidos pelo programa Lata Velha.

Um levantamento da PRF informou que entre janeiro e março de 2023, morreram 11 vítimas em acidentes fatais nas rodovias federais que cortam Viana. Em 2024, no mesmo período, esse número caiu para 3 ocorrências, uma redução de 70%.

Maio Amarelo

Neste ano, a Guarda Municipal, por meio do projeto Guarda Mirim, apresentou o Maio Amarelo às escolas da zona rural. Foram atendidas individualmente cerca de 100 crianças nas escolas de Formate, Piapitangui, São Paulo de Viana e Tanque. A data é uma referência na tomada de ações contra a violência no trânsito.

COIFIN

As principais agenda dos membros da COIFIN em maio foram fiscalização, organização e apoio a evento de grande proporção que aconteceram no município.  Os guerreiros da noite estiveram presentes no Aviva Viana, maior evento gospel da cidade, que contou com um público estimado de 8 mil pessoas. Também auxiliaram no evento mais tradicional de Viana, a Festa do Divino Espírito Santo, que teve um público de aproximadamente 130 mil pessoas durante os quatro dias de festejo.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação