Nave Verde é atração aberta ao público na EcoFeira de Viana neste sábado (8)

A Nave Verde é uma das atrações da 1 EcoFeira de Viana, uma estrutura inflável de 400m², totalmente climatizada, com capacidade para receber até 100 pessoas por grupo, instalada no estacionamento do Extracenter Mall, na entrada de Marcilio de Noronha, em Viana. Trata-se de um espaço experimental itinerante com a premissa cenográfica e teatral que tem como objetivo divertir e compartilhar conhecimentos e sobre diversos assuntos ambientais unindo educação ambiental e palhaçaria. Com sessões abertas ao público às 11h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h deste sábado (8), a atração promete muita conscientização com o espetáculo Idéias e Ideais.

É uma experiência vivencial que fala sobre o nosso espaço neste planeta, as consequências das nossas atitudes cotidianas e o cuidado com a nossa casa comum, para o bem da vida. A proposta é constituir referências concretas de educação socioambiental, mantendo uma relação equilibrada entre o meio ambiente e a vida cotidiana, demonstrando tecnologias apropriadas e de fácil aplicação com objetivo de sensibilizar e estimular o público para a adoção de práticas cotidianas mais solidárias com a natureza.

O responsável pela realização desta experiência é o IBA – Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico, que é um centro de educação ambiental e desenvolve programas, projetos e ações pautadas na educomunicação e no cuidado com o meio ambiente.

Idéias e Ideais

No espetáculo Ideias e ideais o Dr. Mundi cria uma nova máquina foi feita para levar o público do micro e ao macro universo das coisas e a refletir sobre o que existe dentro do corpo humano? O que existe dentro das plantas, dos animais, dos alimentos, do solo, no centro do planeta? O que existe além do céu e que faz diferença ou composição com as estruturas do nosso lindo planeta terra!?

Dr Mundi recebe o amigo e cientista Dr Planestein e o convida para conhecer seus novos inventos. O visitante será um contraponto ao Dr Mundi, levando o espectador a um riquíssimo e instrutivo diálogo e a diversos e necessários insights, trazendo novas ideias a curto, médio e longo prazo sobre as mudanças necessárias e atitudes que todos nós que estamos no planeta precisamos adotar para alcançarmos um ambiente ideal de se viver! Na interpretação dos cientistas, os atores cientistas, irão em sua subjetividade desenvolver os clássicos da palhaçaria “branco e augusto”.

O Dr Mundi, ambientalista e humanista, faz yoga, terapia, ele é utópico e gosta de brincar e conversar com as crianças, por outro lado, temos o Dr Planestein que é uma figura mais rígida, mais cerebral, ele é distópico, gosta de jogar xadrez e de pintura clássica e é um cético pesquisador que tem a necessidade de entrar a fundo em todas as coisas e de diversas maneiras possíveis para acreditar.

Nesse contraponto de ideais, abordagens e pensamentos, a ‘Maquinêilustraichíon de realitê’ serve para, como o próprio nome diz, ilustrar em tempo real, enquanto o diálogo sobre o meio ambiente vai se desenrolando entre os dois cientistas, projeções simultâneas sobre diversos aspectos e assuntos relevantes da natureza como ecologia, ambiente, preservação, reciclagem, lixo, consumismo, poluição, catástrofes ambientes, numa tela ao teto da Nave, com jogo de luzes e imagens reais do planeta.

Uma viagem de palhaçaria, reflexão e educação ambiental que deixará o público preso à história. A proposta é única no Brasil porque usa o lúdico para disseminar informações sobre preservação ambiental nas práticas diárias.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

08 de junho de 2024

Apresentação Teatral na Nave Verde é aberta ao público com apresentações: às 11h, 13h 14h,15h, 16h, 17h e 18h. Com a capacidade para até 100 pessoas por apresentação.

Visitação aos estandes da I EcoFeira de Viana das 9 às 18 horas.

Feira de Adoção de animais e vacinação antirrábica.

No palco de sábado haverá apresentações das 9h às 12h:

ENDEREÇO: I EcoFeira de Viana - estacionamento do ExtraCenter Mall - Rodovia Gov. Mário Covas - BR-101 - Marcílio de Noronha - Viana

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação