Prefeitura de Viana dá continuidade às tratativas para acabar com alagamento na BR-101

A Prefeitura de Viana segue em busca de alternativas para solucionar o problema de alagamento na BR – 101 – KM 298, na entrada do bairro Marcilio de Noronha. O prefeito Wanderson Bueno esteve em Brasília nesta quarta-feira (5) para participar de reuniões com ministros do Governo Federal. Bueno participou de comitiva com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, e os deputados federais Gilson Daniel e Josias da Vitória.

O tema principal em pauta nas discussões foi o projeto desenvolvido pelo município para construção de um tunnel liner, sistema de drenagem moderno tido como um método não-destrutivo para abertura de túneis, sem interferir na superfície, usado em milhares de obras no Brasil e no exterior. O projeto tem como objetivo ampliar a capacidade da rede de drenagem de águas pluviais, sem causar transtornos no tráfego da via.

Após tratativas com os ministros das Cidades; da Integração e do Desenvolvimento Regional; dos Transportes; de Minas e Energia; e das Relações Institucionais, o projeto foi encaminhado para receber apoio do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em continuidade às tratativas iniciadas na capital federal, o município recebeu, nesta quinta-feira (06), a visita do secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, representando o Ministério das Cidades, que conheceu de perto o projeto de macrodrenagem.

Bueno enfatiza que as ações trazem prevenção e solucionam as demandas dos vianenses, levando segurança e tranquilidade, sobretudo, em períodos de chuvas.

“Tivemos uma semana intensa de agendas em Brasília e Viana para apresentar a proposta do município para a construção do tunnel liner, obra de macrodrenagem que visa dar fim aos transtornos que o município sofre, sobretudo em momentos de fortes chuvas, causando interrupção total da rodovia. A proposta está bem encaminhada, todos os detalhes técnicos já foram superados e agora está para a decisão do Ministério das Cidades. Caso a proposta do município seja aprovada, deve ser anunciada no próximo pacote do Plano de Aceleramento do Crescimento (PAC) do Governo Federal para que a gente possa fazer essa importante obra”, destacou o prefeito.

Visita à Ecofeira

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, visitaram a Ecofeira de Viana, evento alusivo à Semana Mundial do Meio Ambiente com atividades educativas, estandes de projetos ambientais desenvolvidos em escolas municipais, feira de adoção de animais, apresentações culturais e uma apresentação teatral imersiva em um espaço lúdico - a Nave Verde, do IBA.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação