Viana conta a história da imigração açoriana na Feira dos Municípios

Viana contará a história de 211 anos da imigração açoriana na Feira dos Municípios. Seguindo a temática desta edição do evento, “Encontro das Origens Capixabas”, o município trará ao seu estande referências à chegada de 53 famílias do arquipélago de Açores, em Portugal, que inaugurou o ciclo da imigração europeia para o Espírito Santo em 1813.

O município vai expor toda a história e rica cultura trazida pelos colonos açorianos que se instalaram na região conhecida como Jabaeté, localizada entre os rios Formate e Santo Agostinho, afluentes do Jucu, onde atualmente está localizada a cidade. A chegada dos imigrantes teve objetivo de reduzir a escassez de mão-de-obra agrícola e ajudar a povoar as margens da primeira estrada que ligaria Vitória a Minas.

Para a representação deste momento, o estande contará com um painel com uma antiga litografia da perspectiva da povoação de Viana, reproduzida e ampliada por André Carloni.

“Esta feira é uma grande oportunidade para exibirmos os diferenciais e potencialidades que Viana tem, em especial sobre a rica cultura e história da colonização açoriana. Trouxemos um pouco da nossa experiência para compartilhar com todo o Estado o que Viana tem a oferecer”, destacou o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.

Além da litografia, o estande vai ser composto por peças da exposição “Dondué: De onde é”, da artista vianense Ruimara Martinazzi. As peças retratam a herança açoriana em Viana, como o casario, a Festa do Divino Espírito Santo e monumentos culturais e religiosos.

O estande vianense terá um espaço dedicado ao empreendedorismo, com exposição e venda de produtos da região, como cervejas artesanais, compotas, bolos, biscoitos, geleias e artesanato.

Duas atrações culturais de Viana vão movimentar a feira. Na sexta-feira (07), a banda da Escola Municipal Cívico-Militar Divaneta Lessa de Moraes vai se apresentar no Palco Experiências das 15h às 16h. No sábado (08), é a vez da Banda de Congo São Sebastião e São Benedito, de Piapitangui, se apresentar nas ruas do evento, das 20h às 21h.

Todos os dias, no estande, serão promovidos momentos de entretenimento e diversão com caça-palavras, caça ao tesouro, além de degustação das delícias de Viana.

A Feira dos Municípios acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, de 06 a 09 de junho, e traz estandes dos 78 municípios capixabas, apresentações culturais, shows musicais, cervejarias, restaurantes e praça de alimentação. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Horários de funcionamento:

Quinta-feira – 14h às 22h – a abertura oficial será às 18h