EcoFeira destaca projetos de preservação ambiental de Viana durante a Semana Mundial do Meio Ambiente

Projetos de preservação ambiental realizados no Parque Rota das Garças são destaque durante o evento

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e da Secretaria de Educação (SEMED), preparou uma programação especial em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente. O município realiza a 1ª edição da EcoFeira, um evento com atividades educativas, estandes de projetos ambientais desenvolvidos em escolas municipais, feira de adoção de animais, apresentações culturais e uma apresentação teatral imersiva em um espaço lúdico.

A Semana Mundial do Meio Ambiente deste ano traz como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). A abertura do evento acontecerá nesta quarta-feira (05), em solenidade no Teatro Municipal Luís Rodrigues Siqueira, em Viana Sede.

Entre quinta-feira (06) e sábado (08), o município realiza a 1ª edição da EcoFeira, no estacionamento do ExtraCenter Mall, na entrada do bairro Marcílio de Noronha. O espaço trará estandes voltados a projetos ambientais realizados em escolas de Viana, além daqueles dedicados aos projetos de preservação ambiental da Prefeitura de Viana, IFES, APAE, Secretaria Municipal de Educação, entre outros.

“A Ecofeira marca nossa celebração da Semana Mundial do Meio Ambiente e demonstra nosso compromisso com a preservação ambiental e com a educação das futuras gerações. O evento será um espaço de aprendizado e conscientização, onde nossos alunos da rede municipal de ensino e toda a comunidade terão a oportunidade de se engajar diretamente em atividades educativas e conhecer os projetos ambientais desenvolvidos no município. Temos investido continuamente em políticas públicas de preservação e educação ambiental e este evento é mais um passo em nossa jornada para construir uma cidade mais sustentável e consciente”, enfatizou o prefeito Wanderson Bueno.

O diferencial do evento será a apresentação do espetáculo "Idéias e Ideais", teatro que leva os espectadores a uma verdadeira viagem de palhaçaria, reflexão e educação ambiental. As apresentações acontecem dentro da Nave Verde, uma estrutura inflável de 400m², totalmente climatizada, que cria um espaço experimental com a premissa cenográfica e teatral com o objetivo de divertir e compartilhar conhecimentos e diversos assuntos ambientais.

Espetáculo "Idéias e Ideais" leva os espectadores a uma verdadeira viagem de palhaçaria, reflexão e educação ambiental

Na sexta-feira (07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) marca presença na EcoFeira para realizar atividades educativas para os alunos vianenses em alusão à segurança no trânsito.

No sábado, o evento será aberto ao público, que poderá acompanhar apresentações dentro da Nave Verde entre 9h e 17h, com capacidade para até 100 pessoas por apresentação. Os visitantes também poderão visitar uma feira de adoção de cães e gatos do programa de bem-estar animal de Viana, o É o Bicho!, vacinação antirrábica para animais, além dos estandes liberados para visitação.

O programa de bem-estar animal de Viana, o É o Bicho!, realiza feira de adoção de cães e gatos durante a Ecofeira

O encerramento da EcoFeira contará com apresentações culturais durante todo o dia no palco principal. Confira abaixo a programação completa.

O evento é uma realização da Prefeitura de Viana em parceria do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA)

Quarta-feira (05)

08h30 - Abertura da Semana do Meio Ambiente no Teatro Municipal, em Viana Sede.

9h - Apresentação das Bandas da EMEF Adamastor Furtado e EMER Dorival Brandão.

10h - Fala das autoridades.

Encerramento - Apresentação teatral do espetáculo "Idéias e ideas"

Quinta-feira (06)

8h - Abertura da 1ª edição da EcoFeira com visitação aos estandes e exibição do espetáculo teatral "Idéias e ideas" na Nave Verde exclusiva para alunos da rede municipal de Viana.

Sexta-feira (07)

8h - Visitação aos estandes e exibição do espetáculo teatral "Idéias e ideas" na Nave Verde exclusiva para alunos da rede municipal de Viana.

A Polícia Rodoviária Federal realiza atividades educativas junto aos estudantes e demais visitantes da EcoFeira.

Sábado (08)

Apresentação teatral do espetáculo "Idéias e ideas" na Nave Verde aberta ao público

Horários: 9h, 10h e 11h / 14h,15h, 16h e 17h.

Capacidade para até 100 pessoas por apresentação.

Visitação aos estandes da EcoFeira das 7 às 18 horas.

Feira de Adoção de animais.

Apresentações - 8 de junho - 9h às 12h:

· Bandas da EMEF Adamastor Furtado e EMEFCM Divaneta Lessa de Moraes

· Apresentação De Ginástica Rítmica do Conjunto Arco – EMEF João Paulo Sobrinho

· Apresentação de Ginástica Rítmica - Aparelho Fita EMEF Dr. ArcilioTononi - Individual- Aparelho Fita

· Apresentação de Ginástica Rítmica EMEF Francisco de Assis Pereira

· Apresentação de Ginástica Rítmica – SOLO - EMEF Alvimar Silva

· Apresentação de Ginástica Rítmica – DUPLA - EMEF Euzelia Lyrio

· Apresentação de Ginástica Rítmica - TRIO E GRUPO - EMEFCM Professora Divaneta Lessa de Moraes

· Apresentação de Ginástica Rítmica – SOLO - EMEF Soteco

· Apresentação de Ginástica Rítmica - SOLO E CONJUNTO - EMEF Padre Antunes Siqueira

· Apresentação de Ginástica Rítmica – TRIO - EMEF Dorival Brandão

· Apresentação de Ginástica Rítmica APARELHO BOLA – SOLO - EMEF Washington Martins Filho