Caminhada contra abuso sexual infantil marca o encerramento das ações do Maio Laranja em Viana

Mais de quatrocentas pessoas unidas em uma caminhada que movimentou as ruas da comunidade de Nova Bethânia. Os caminhantes realizaram o ato, na manhã desta quarta-feira (29), em alusão ao Maio Laranja, data marcada pelo combate ao abuso e exploração sexual infantil. Com cartazes e faixas, crianças e adultos saíram da EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves com destino ao CMEI Adélia de Oliveira Silva, situado na Avenida Guarapari.

Juntos, os participantes da caminhada encerraram as ações do Maio Laranja distribuindo panfletos de conscientização, algo que deve começar desde cedo para que as crianças possam identificar e denunciar atitudes ilícitas. Cada passo do percurso de 1 km representou uma vitória na garantia do bem-estar e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

"Esta caminhada representa muito mais do que um simples percurso. Ela simboliza a união de toda a comunidade em defesa dos direitos e da proteção das nossas crianças e adolescentes. É um compromisso que assumimos não apenas hoje, mas todos os dias, para garantir um futuro seguro e promissor para as gerações que estão por vir", enfatiza o prefeito Wanderson Bueno.

O abuso sexual infantil é uma realidade alarmante no Brasil, onde três crianças são abusadas a cada hora e cerca de 500 mil sofrem exploração sexual anualmente. Mudança de comportamento; proximidade excessiva com adultos; traumatismos físicos; silêncio predominante e queda no rendimento escolar são alguns sinais que auxiliam na identificação de abuso.

"Hoje, testemunhamos um verdadeiro ato de compromisso com o bem-estar das nossas crianças e adolescentes. A presença de mais de quatrocentas pessoas nesta caminhada demonstra que estamos unidos em nossa determinação de combater o abuso e a exploração sexual infantil. Juntos, podemos fazer a diferença na vida das nossas crianças", comenta o secretário municipal de assistência social, Gleydiston Mendes.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, dos alunos e professores da Rede Municipal, banda marcial da escola Divaneta Lessa de Moraes, órgãos de proteção à criança e ao adolescente e outras autoridades municipais.

Abuso e exploração infantil é crime, disque 100 para denunciar. Faça parte dessa rede de proteção.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação