Viana tem o melhor índice de alfabetização em avaliação do Ministério da Educação

A melhor educação básica da Região Metropolitana do Espírito Santo pelo IDEB continua colhendo resultados de um trabalho sério, organizado e dedicado a transformar o futuro de crianças e adolescentes vianenses.  Segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), por meio do programa “Criança Alfabetizada”, a cidade alcançou o incrível índice de 70,1% de alunos alfabetizados em 2023, obtendo o melhor resultado entre os municípios da Grande Vitória. Viana se destacou, também, em comparação às médias nacional (56%) e estadual (68%).

Os resultados alcançados são avaliados com base na fluência em leitura, interpretação de texto e na resolução de operações de matemática básica (adição, subtração, por exemplo) de alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Projetos da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), como “Ler, Contar e Encantar”, incentivam os mais de 14.500 alunos da rede municipal de ensino a formarem sua própria biblioteca e, consequentemente, a estimular a sua leitura e compreensão de mundo. Desde 2021, foram investidos por meio deste projeto mais de R$ 10 milhões em 260 mil livros, distribuídos durante o ano letivo aos alunos.

Esse resultado excepcional é fruto do compromisso do município com uma educação transformadora, além de contar com o apoio e a dedicação de profissionais de excelência comprometidos com o desenvolvimento estudantil de nossos alunos, seja em sala de aula, ou com o auxílio das famílias que participam da vida escolar das crianças.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, comemorou o resultado e afirmou que o compromisso em ofertar uma educação de qualidade é renovado a diariamente.

“Investir em educação é garantir transformação social e gerar oportunidades. Com esse compromisso, estamos construindo uma geração de cidadãos conscientes, preparados para os desafios do mundo e capazes de mudar as suas realidades e a nossa sociedade”, enfatizou Bueno.

Ângela Cavati, secretária municipal de Educação, ressalta a importância da alfabetização para as crianças. Ela afirma que o momento realizado em família aumenta a conexão entre pais e filhos.

“Utilizamos métodos de ensino modernos e eficazes, que despertam o interesse e a curiosidade das crianças, além de garantir que nossas escolas tenham espaços seguros, confortáveis e bem equipados para o aprendizado para que as crianças aprendam no seu ritmo e alcancem todo o seu potencial”, destaca a secretária.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação