Campeonato Estudantil de Xadrez promove cultura enxadrista e fortalece ensino em Viana

A quadra esportiva da EMEF Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, foi mais uma vez o palco de disputas acirradas, dessa vez de uma modalidade que envolve raciocínio e táticas: o xadrez! O município realizou, na manhã desta quarta-feira (29), o III Campeonato Estudantil de Xadrez de Viana, torneio que reuniu 30 alunos de cinco unidades de ensino da rede municipal.

O campeonato, que já faz parte do calendário escolar, pretende principal disseminar a cultura enxadrista, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A prática do xadrez é desenvolvida de forma interdisciplinar em oito escolas da rede municipal de Viana, sendo integrada ao contraturno escolar, reforçando ainda mais o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.

A secretária de Educação, Angela Cavati, ressaltou a importância do xadrez no ambiente escolar para o desenvolvimento dos alunos da rede municipal.

"O xadrez estimula a competitividade, a paciência e o respeito com o outro. É uma ferramenta poderosa que contribui para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, promovendo atividades que vão além da sala de aula e incentivando o aprendizado contínuo que contribuem para a educação de Viana, a melhor na Grande Vitória", destacou o prefeito.

O torneio foi marcado por partidas emocionantes e pela demonstração de habilidades estratégicas dos jovens enxadristas, que não só competiram, mas também aprenderam valiosas lições de disciplina e concentração. Pietra Souza e Isac dos Santos foram os campeões da modalidade feminina e masculina, respectivamente.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação