Festa do Divino e valorização dos nossos patrimônios: a histórica igreja Nossa Senhora da Conceição será restaurada

A manhã deste domingo (19) iniciou-se com celebração ao Divino Espírito Santo. A missa que finaliza a festa religiosa aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, e contou com a presença da comunidade, fiéis e autoridades que lotaram o espaço e manifestaram sua fé e devoção.

Com louvores, sermões e orações, os presentes vislumbraram atos simbólicos e históricos, como a chegada dos dons do Divino Espírito Santo e o cortejo dos imperadores da festa que trouxeram consigo a coroa e o cetro santos.

Ao fim da missa, a nova família imperial foi escolhida em sorteio com missão de manter viva a tradição vianense e renovar a fé. Além disso, o leilão, quermesses e o almoço no pátio da igreja encerraram a festividade com todos os irmãos em comunhão e união em nome do Espírito Santo.

Restauro da Igreja Matriz

A missa de pentecostes da 207ª Festa do Divino também foi momento para celebrar a valorização da nossa cultura e do nosso patrimônio. Foi anunciada a obra de restauro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

O patrimônio histórico construído pelos açorianos, um dos povos que colonizaram a nossa cidade, tem mais de 200 anos de história e se tornou em um dos pontos mais simbólicos da cidade, atraindo fiéis, moradores e visitantes por sua importância na cultura vianense.

O municipio, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, inscreveu o projeto no edital de Patrimônio Material do Programa de Coinvestimento Cultural Fundo a Fundo da SECULT-ES, do Governo do Estado.

Foram captados R$ 463.497,38 pelo Governo do Estado e R$ 6.149,22 pelo município em contrapartida para a realização do Restauro da Igreja, construída entre 1815 a 1817, em estilo barroco açoriano, tombada pela Resolução nº 003/1983 do Conselho Estadual de Cultura como bem imóvel de domínio público e privado integrante do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação