Ler, Contar e Encantar: Festa da leitura em Viana expande os horizontes de alunos da Rede Municipal de Ensino

Foto: Kaio Torres

A magia da leitura invadiu as escolas municipais de Viana na manhã desta terça-feira (14). A festa da leitura aconteceu no CMEI Lydia Eliete de Souza, em Campo Verde, onde crianças e educadores receberam os primeiros exemplares de 2024 do projeto Minha Biblioteca: Ler, contar e encantar.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, acredita que essa é a fase mais importante da vida das crianças. Para o chefe do executivo municipal, este momento é decisivo para a construção do caráter dos pequenos, e os livros podem contribuir para uma sociedade mais justa.

Foto: Kaio Torres

“Quando nós abrimos as portas de todas as nossas escolas, é de entendimento que nós estamos cuidando de uma nova geração que está por vir. O melhor que podemos fazer para os nossos filhos é dar a eles uma boa educação, pois é algo que ninguém poderá tirar deles”, enfatiza Bueno.

Mais de 56 mil livros serão distribuídos para os alunos da Rede Municipal de Ensino, transformando as salas de aula em uma aventura vivida com muita intensidade e criatividade, dando asas à imaginação e ampliando as múltiplas linguagens da infância.

Foto: Kaio Torres

Ester Coelho, mãe do pequeno Iuri, estudante do CMEI Lydia Eliete de Souza, comenta que o material é importante para os pais, pois conseguem ensinar o filho brincando. A casa vira mais um local de aprendizagem para as crianças.

“A entrega do livro é muito importante, não só para os alunos, mas para os pais também. Lá em casa eu preparei no quartinho do Iuri um cantinho de leitura com todos os livros que ele já ganhou aqui na escola”, diz Ester

Foto: Kaio Torres

São 14 títulos divididos conforme a idade e ano de cada aluno, totalizando 56.517 exemplares. Com essa quantia, o montante passa de 260 mil livros entregues, um investimento de quase R$ 10 milhões na educação desde o início do projeto.

O brilho nos olhos de cada criança e adolescente recebendo um exemplar deixa a secretária municipal de Educação, Ângela Cavati, entusiasmada. Para ela, cada página lida representa um passo importante na construção de um futuro promissor.

Foto: Kaio Torres

“Os livros são como portas para novos mundos e possibilidades. São ferramentas para expandir horizontes e despertar a imaginação. Através da leitura, nossos alunos podem viajar no tempo e no espaço, conhecer diferentes culturas, mergulhar em histórias emocionantes e adquirir novos conhecimentos”, comenta a secretária.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação