Agende Saúde: solicitar marcação de consultas por aplicativo de celular já é possível em Viana

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), anuncia o lançamento do aplicativo de marcação de consultas online nas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade, o Consus, uma excelente iniciativa para modernizar e facilitar o acesso aos serviços de saúde. Ao oferecer a opção de solicitar a marcação de consultas online, a Prefeitura está contribuindo para reduzir o tempo de espera dos pacientes, melhorando sua experiência e satisfação.

O aplicativo foi lançado na manhã desta sexta-feira (10), em solenidade que contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, da secretária municipal de Saúde, Jaqueline Jubini, do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, de agentes comunitários de saúde do município, servidores da SEMSA e demais autoridades.

A população pode fazer o download do CONSUS na loja de aplicativos do celular, Android e IOS, e se cadastrar. Deve-se prosseguir com o login, preenchendo todas as informações corretamente: seu município, número de documento (CPF ou CNS) e data de nascimento.

No primeiro acesso será solicitada a confirmação de segurança por meio de um código que chegará no telefone, via SMS, WhatsApp ou no e-mail.

Inicialmente, na plataforma será possível realizar a solicitação de atendimentos na sua Unidade Básica de Saúde (UBS), além de ser possível visualizar o seu cadastro familiar, informando ainda seus dependentes (filhos), visualizar o cartão digital do SUS, avaliar os serviços da sua equipe de saúde, atualizar os seus dados de contato, entre outras possibilidades.

"Permitir que os pacientes solicitem o agendamento de consultas por meio de um aplicativo oferece uma série de benefícios tanto para os usuários quanto para os prestadores de serviços", afirmou o prefeito, Wanderson Bueno. “Além disso, a agilidade e praticidade no atendimento são aspectos essenciais para promover uma prestação de serviços de saúde eficiente. O tempo de espera para marcação de consultas vai diminuir”, ressalta o prefeito.

"É de suma importância que a população atualize seu cadastro nas unidades de saúde. O objetivo é o de simplificar e tornar mais transparente a gestão das solicitações dos moradores a serviços relacionados à saúde pública, como a solicitação de agendamento de consultas, acompanhamento, de forma prática e simples", afirmou a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini.

Em resumo, o lançamento do aplicativo de solicitação de marcação de consultas online pelo Consus é uma medida que visa melhorar a acessibilidade, eficiência e qualidade dos serviços de saúde, oferecendo uma solução moderna e conveniente para pacientes e profissionais.

Importante: O aplicativo é para facilitar a sua marcação de consulta, evitar locomoção até a UBS e diminuir filas, pois disponibiliza outros serviços, como resultado de exames. Mas caso seja sua opção, você pode marcar a sua consulta na Unidade de Saúde mais próxima de você. Mais serviços além de consultas e resultados de exames serão disponibilizados em breve.

INVESTIMENTOS

O lançamento faz parte de uma série de investimos feitos pela Prefeitura na saúde de Viana, como a reforma de unidades de saúde, ampliação do horário de atendimentos com o Saúde na Hora, informatização das unidades de saúde, aquisição de tablets para agentes de saúde e entrega de unidades de atendimento especializado, como Núcleo de Vigilância em Saúde e Núcleo de Serviços para Atendimento Especializado.

SAIBA COMO INSTALAR E UTILIZAR O CONSUS

• O CONSUS é o aplicativo da Secretaria de Saúde de Viana, para você solicitar o agendamento de consultas para a sua Unidade de Saúde.
  • Na loja de aplicativo do seu celular procure pelo aplicativo CONSUS, e em seguida clique em obter ou instalar.
  • O aplicativo está disponível para ANDROID e lOS.
  • Ao abrir o aplicativo, em seu primeiro acesso, clique em OBTENHA AQUI, para registrar a sua senha.
  • Digite a sua cidade, CPF e data de nascimento nos locais indicados e clique em solicitar.
  • O aplicativo irá apresentar os seus dados registrados no sistema, se estiver tudo correto confirme como quer receber a senha e clique em solicitar.
  • Caso você não esteja registrado no sistema, o aplicativo informará e você deverá procurar o seu agente comunitário de saúde para dar prosseguimento ao cadastramento.
  • Digite o código de acesso que você irá receber
  • Registre a sua senha e pronto, você já está cadastrado no aplicativo CONSUS!

PARA SOLICITAR A MARCAÇÃO DE SUA CONSULTA

• Na tela inicial clique em CONSULTAS
  • Clique em +
  • Informe para qual paciente será a consulta, o tipo de serviço que você quer solicitar e descreva em detalhes o motivo da solicitação.
  • A Secretaria de Saúde irá receber e agendar a sua consulta conforme a disponibilidade de vagas na sua unidade de saúde.
  • O aplicativo enviará uma notificação com a data de sua consulta. Você pode cancelar a solicitação ou confirmar e aguardar o dia para ser atendido na sua unidade de saúde.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação