Viana traça metas ambiciosas no II Fórum Municipal de Educação

Foto: Kaio Torres

A música de algumas bandas escolares da cidade marcou o começo da solenidade que promete elevar a educação de Viana a patamares ainda mais altos. No início da noite dessa segunda-feira (29), no Teatro Luís Rodrigues Siqueira, em Viana Sede, o prefeito Wanderson Bueno se reuniu com professores, diretores e outras autoridades no II Fórum Municipal de Educação, com o tema: Educação de qualidade e o currículo no contexto escolar: “Desafios e Avanços na Prática Pedagógica”.

Nos dias 29 e 30 de abril e 3 de maio, diretores, pedagogos, coordenadores de turno, professores e todos os profissionais das equipes escolares estão unidos debatendo a pactuação das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (IDEBES), para manter o ensino de Viana em primeira lugar. Além de fomentar espaços de mobilização dos setores engajados na Educação.

Foto: Kaio Torres

O prefeito Wanderson Bueno, destacou a importância de um trabalho conjunto para ter uma educação cada vez melhor. O chefe do executivo municipal acredita que investir na pasta é assegurar uma melhora em outras áreas, como a segurança. “Em qualquer debate político o sistema educacional é prioridade. A gente vem construindo políticas consistentes e resultados por causa de um trabalho com todas as instituições. Ver Viana sendo avaliada como a melhor educação do IDEBES prova que não vivemos de promessas, trabalhamos com resultado”, declara Bueno.

Foto: Kaio Torres

A secretária municipal de educação, Angela Cavati, reconhece que a educação impacta não apenas a vida do estudante, mas todo o município. Angela garante que 72% das unidades do 2º ao 5º ano do ensino fundamental superaram as metas de 2023 e os resultados preliminares apontam que esse ano a cidade crescerá ainda mais. “Os frutos que estamos plantando estão sendo colhidos nos resultados do IDEBES. A educação de Viana já está nos trilhos, mas queremos colocá-la em um trem de alta velocidade. Temos como meta sermos reconhecidos nacionalmente como referência na educação pública”, comenta Cavati.

Foto: Kaio Torres

O subsecretário de planejamento e avaliação na Secretaria de Estado da Educação, Marcelo Lema, enfatiza que a educação de Viana está sendo cobrada, pois entrega resultados. Marcelo aponta que é um dever dos profissionais da educação pública assegurar o direito de aprendizagem dos estudantes. “Vemos que em Viana a educação é uma prioridade no município. Temos que garantir que os estudantes estejam na escola para podermos atuar na promoção de sonhos e condições de formação integral e depois devolvemos para sociedade uma pessoa melhor. Vemos que em Viana a educação é uma prioridade no município”, diz Lema.

Projeto antidrogas

Foto: Kaio Torres

Viana foi selecionada para projeto-piloto da Rede Abraço, uma iniciativa que visa promover a Educação em Direitos Humanos e a prevenção ao uso de drogas. O projeto consiste na entrega do caderno metodológico com o tema prevenção ao uso de drogas e a transferência de suas metodologias para a rede.

O Governo do Estado, por meio da subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd), vinculada à Secretaria do Governo (SEG), em colaboração com a Secretaria da Educação (Sedu), lançou o Edital 2024 de Práticas Pedagógicas. O objetivo é fortalecer práticas realizadas por professores e profissionais que abordam a educação e a prevenção ao uso de drogas em suas atividades de ensino.

As inscrições para o Edital estão abertas até o dia 27 de maio de 2024. Serão selecionados 30 projetos realizados por educadores que trabalham o tema da educação e prevenção ao uso de álcool e outras drogas em escolas das redes municipal, estadual e federal de ensino, situadas no Espírito Santo. Cada projeto selecionado receberá o prêmio de R$ 10 mil para viabilizar ou fortalecer a iniciativa.

EDITAL

Foto: Kaio Torres

“Tanto este material pedagógico que lançamos quanto o edital são iniciativas inovadoras que objetivam trabalhar em sala de aula a temática da educação e a prevenção ao uso de drogas. Essa iniciativa faz parte do programa Rede Abraço e o objetivo é fazer essa abordagem investindo na prevenção com os nossos jovens”, afirmou o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.

A documentação necessária pode ser enviada de forma digital pelo e-mail editaldepraticaspedagogicas@seg.es.gov.br ou através do sistema E-Docs.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação