Gabinete de Gestão Integrada apresenta dados da segurança municipal do mês de janeiro

Foto: Victor Andrade

Autoridades se reuniram no Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança (GGIM) na tarde desta quinta-feira (08) para apresentar os dados de atuação das forças de segurança pública no mês de janeiro em Viana.

Entre os dados debatidos na reunião estão os atendimentos realizados pela Guarda Civil Municipal de Viana. Em janeiro, foram realizados 875 atendimentos, distribuídos em diversas áreas de atuação. Dentre esses atendimentos, destacam-se:

· 774 visitas tranquilizadoras, demonstrando o papel preventivo e de proximidade com a comunidade;

· 40 ocorrências atendidas, mostrando a prontidão da Guarda Municipal em lidar com situações emergenciais;

· 35 apoios prestados a outras secretarias, evidenciando a integração e colaboração entre os órgãos municipais;

· 26 cercos táticos realizados, demonstrando a capacidade de resposta rápida e eficaz em operações específicas.

Foto: Victor Andrade

“Planejamos nossas ações com diálogo e estratégia em parceria com as forças de segurança que fazem de Viana uma cidade mais segura a cada dia. Os resultados alcançados na nossa cidade são reflexo do trabalho dedicado das nossas equipes, que atuam diariamente para garantir a segurança e o bem-estar da população”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.

Além disso, foi destacado o reforço na segurança das escolas durante o período de volta às aulas, visando garantir um ambiente seguro para alunos, professores e funcionários.

A Guarda Municipal obteve resultados com a apreensão de 410 unidades de drogas ilícitas ao longo do mês. Dentre as apreensões, destacam-se 141 unidades de cocaína; 59 unidades de maconha; e 210 unidades de crack.

Mostrando o esforço dos agentes, 18 pessoas foram conduzidas às delegacias, cinco veículos com restrição de roubo e furto foram recuperados e a apreensão de duas armas e simulacros também foram destacadas como importantes resultados das ações da Guarda Municipal.

Foto: Victor Andrade

O relatório da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin) complementou as informações apresentadas, com a apreensão ou descarte de 212 itens em diferentes operações. Além disso, foram visitados 29 bairros e nove estabelecimentos comerciais, resultando na condução de dois indivíduos por irregularidades.

O secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, reforçou a importância desses dados para o planejamento e aprimoramento das ações de segurança pública em Viana, destacando o “papel fundamental da integração entre as diversas instituições e da participação da comunidade para a construção de uma cidade mais segura e acolhedora”.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação