328% de crescimento em leitores fluentes: educação de Viana é destaque

Ela é o caminho para novos universos. É a porta de entrada para a imaginação e a compreensão de novos saberes. É a conexão com a comunicação, a aprendizagem de quaisquer conteúdos e também o canal para o crescimento e o desenvolvimento durante a formação. A leitura é o meio usado para o início da trajetória de descobertas das crianças.

E Viana tem sido destaque no ensino-aprendizagem das crianças do ensino básico. Em três anos, os alunos com fluência em leitura quadruplicaram na cidade, o que demonstra um importante impacto na formação dos estudantes da cidade. Segundo os dados do teste Fluência em Leitura, da Secretaria Estadual de Educação (SEDU), Viana alcançou 33% de leitores fluentes já no início da alfabetização.

A avaliação busca aferir a fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede estadual e municipal. Isso significa avaliar o processo de alfabetização na clareza, por meio da velocidade, precisão e prosódia (entonação das palavras e textos lidos).

Em 2021, apenas 7,7% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental eram considerados leitores fluentes. Em 2022, esse percentual subiu para 21%. Em dezembro de 2023, o percentual de leitores fluentes atingiu 33%, uma marca histórica, quatro vezes maior que em 2021.

O resultado demonstra que as ações realizadas pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação, estão surtindo efeitos diretos no desenvolvimento estudantil de nossos alunos, seja em sala de aula, ou com o auxílio das famílias que participam da vida escolar das crianças.

Ângela Cavati, secretária de educação, ressalta a importância da leitura para as crianças. Ela afirma que o momento realizado em família aumenta a conexão entre pais e filhos.

"A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores. Quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, os alunos desenvolvem a concentração, a memória, o raciocínio, a compreensão. Ler estimula a linguagem e amplia a capacidade criativa”, comenta a secretária.

Projeto Ler, Contar e Encantar estimula a leitura

Viana estimula os 14 mil alunos da Rede Municipal de Ensino a se tornarem leitores fluentes com o projeto Ler, Contar e Encantar. Foram investidos mais de R$ 4 milhões em 36 mil livros, que serão distribuídos para os estudantes do município. Os estudantes recebem livros de literatura infanto-juvenil, distribuídos conforme a série em que estão matriculados, que os incentivarão a mergulhar em um mundo de fantasia e estimular a leitura.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação