Valorização da Segurança Pública: Guarda Civil de Viana recebe aumento salarial de 150%

Foto: Victor Andrade

Viana registrou queda em quase todos os índices de violência em 2023. Mais do que isso, a cidade teve recorde de queda no número de crimes de assassinato, 56% a menos em relação a 2022. A maior redução registrada na Grande Vitória, com os menores números em 27 anos. E tem mais, em dados gerais, crimes de furtos e roubos caíram em aproximadamente 10% no mesmo período.

Os números detalham o compromisso firmado com a população, garantindo a sua segurança, seu direito de ir e vir e a tranquilidade de circular por Viana. Esses resultados foram alcançados em um trabalho eficiente, organizado e com seriedade, sobretudo, pela Guarda Civil Municipal (GCM). E cumprindo outro projeto da gestão municipal, foi assinado, nesta quinta (11), o Plano de Cargos e Salários da categoria, pelo prefeito Wanderson Bueno, em solenidade realizada no Teatro Municipal de Viana.

Foto: Victor Andrade

Os agentes da GCM passam a ter como salário base R$ 3.000, um aumento de 150% para quem está em início de carreira. No final de carreira, pode chegar a uma valorização superior a 330% em relação ao salário base atual. E, com a nova lei, os guardas municipais terão 30% a mais de adicional de risco de vida, escala especial e tíquete-alimentação que, somados, chegam a quase R$ 5 mil. Para os guardas municipais que estão em função de chefia ainda podem chegar a uma remuneração de quase R$ 7 mil.

E um dos diferenciais mais relevantes: Viana se torna o município com uma das melhores remunerações base para aposentadoria da guarda municipal.

Bueno comemorou o avanço e o reconhecimento dos servidores, e disse em discurso que esse é mais um compromisso firmado com a população e com os agentes de segurança, cumprido com planejamento, de forma justa e assertiva:

Foto: Victor Andrade

Durante a gestão, outras ações que valorizam o trabalho dos agentes municipais e a instituição de segurança pública foram realizadas, como o aumento do efetivo a Guarda de 27 para 50 agentes, que faz de Viana a cidade com o maior número de profissionais de segurança per capita na Grande Vitória, a aquisição de equipamentos como viaturas, armas, munição e proteção dando condições para que as ações de rua sejam eficientes.

O prefeito de Viana ainda completou elogiando o trabalho da Guarda Municipal de Viana e as efetivas ações feitas em conjunto com outras forças policiais que garantem a ordem e a segurança dentro da cidade.

O secretário de Defesa Social, major Enoni Erlarcher, explicou que a valorização salarial segue o pacto da gestão municipal com a segurança pública, bem como, fazem jus ao excelente trabalho que vão de ações conjuntas com demais setores de segurança estadual e federal, trabalho educativo em parceria com escolas, unidades de saúde e entidades ambientais, e planejamento de ações e operações que são programadas mensalmente nas reuniões do Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM) e Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN), realizadas pelos profissionais da pasta.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação