Arte, terapia e fisioterapia transformam vidas na UBS de Universal

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Universal, um projeto encantador está deixando marcas profundas na vida das idosas que buscam tratamento fisioterapêutico. O projeto, que une arte, terapia e fisioterapia, não apenas oferece atendimento médico, mas também proporciona um espaço de criação e conexão entre as participantes.

Enquanto aguardam pelo atendimento, as mulheres trazem consigo uma bagagem cheia de criatividade. Com material simples, elas produzem desde pesos de porta até porta-copos, contribuindo não apenas para passar o tempo, mas também para criar laços e fortalecer a comunidade.

Muito mais que a produção do artesanato, o projeto oferece um significado ainda maior. Segundo dados da UBS e relatos das pacientes, a mesmas obtiveram uma redução no consumo de medicamentos, indicando uma melhora na saúde.

O encerramento da programação foi marcado por um toque especial de Natal. As idosas, cheias de carinho e dedicação, confeccionaram guirlandas festivas. Após a produção, realizaram um sorteio para escolher um amigo secreto, proporcionando momentos de alegria e amor. Dona Luiza Reetz, uma das participantes do projeto, compartilhou sua experiência de transformação.

"Esse projeto mudou minha vida. Antes, eu vinha apenas para a fisioterapia, mas agora é muito mais. Conheci pessoas incríveis, posso conversar com minhas amigas enquanto criamos coisas lindas. Mudou meu humor, minha rotina e, definitivamente, minha qualidade de vida. Estou muito grata por fazer parte disso", comentou dona Luiza.

“O sucesso desse projeto reforça a importância de abordagens completa na saúde. Além disso, buscamos destacar a união da arte e da terapia, e como elas podem criar impactos positivos duradouros na vida da comunidade. A UBS de Universal não apenas trata condições físicas, mas também se preocupa em cultivar uma atmosfera acolhedora e inspiradora para aqueles que buscam cuidados de saúde”, destacou a gerente da Unidade, Paula Passos.

Ao encerrar mais uma etapa desse projeto, a UBS de Universal reforça seu compromisso em promover não apenas a cura física, mas também o florescimento emocional e social de seus pacientes, reafirmando que a saúde vai além do consultório médico.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação