Viana em Cores: Exposição resgata a essência histórica da cidade em obras de arte

Uma cidade que investe em cultura, é uma cidade que investe na história e em seu povo! A essência que marca nossa a cidade foi retratada na exposição "Viana em Cores", de Antônio Avelar, artista baiano radicado em Viana. O pintor traduziu em pinceladas precisas de acrílico sobre tela os espaços históricos, cotidiano e pessoas que marcam a cidade.

A exposição teve sua abertura oficial na noite desta última quarta-feira (29), na Galeria de Arte Casarão Adair José Gava, em Viana Sede. A coleção conta com 17 quadros que prometem encantar os amantes da arte e da história local, transportando os visitantes para uma jornada visual.

Avelar destaca que as obras visam dar vida à história da cidade em tons vibrantes. “Essa exposição tem a intenção de dar cores para trazer mais alegria para o município. Eu comecei pelos monumentos históricos, que tem muito a dizer para o povo, que muitas vezes nem conhecem. Através da exposição, eu quis mostrar esses monumentos”, comentou.

O prefeito Wanderson Bueno enfatizou que a cultura e o turismo são pilares para o desenvolvimento da cidade, gerando emprego e renda para o vianense. “O Casarão é um ícone que nos orgulha. Toda vez que a gente inaugura uma exposição, a gente fica feliz em saber que o espaço está sendo ocupado pela cultura. O que a gente quer fazer é exatamente isso, dar protagonismo para quem respira cultura nessa cidade”, destaca o prefeito.

Emocionada, a secretária de Cultura e Turismo de Viana, Renata Weixter, salienta que é papel do poder público garantir que toda população acesse bens e serviços culturais. “Cada vez mais vamos impulsionar a arte, cultura e economia criativa aqui. Fico muito feliz em ver nossos vianenses ocupando esse espaço com tanto carinho, com tanta qualidade e afetividade”, diz Renata.

A exposição "Viana em Cores" estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, proporcionando aos visitantes a oportunidade de mergulhar nesse universo de expressão artística. A entrada é gratuita.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Texto: Ygor Amorim e Vitor Matias (sob supervisão)