Escolha de Diretor Escolar em Viana conta com gestão democrática e participação da Comunidade Escolar

Em Viana, o processo de escolha de Diretores Escolares é realizado de forma democrática, com a participação ativa e decisiva da comunidade escolar na construção de uma liderança comprometida com excelência educacional.

Nesta segunda-feira (27), foram homologadas as candidaturas de 37 pessoas que almejam assumir a importante posição de Diretor Escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Viana. Este processo marca um momento crucial para a comunidade educacional, pois representa a oportunidade de escolher líderes comprometidos e capacitados para guiar o caminho da melhor educação da Grande Vitória.

O cronograma estabelecido pela portaria determina que até esta quinta-feira, dia 30 de novembro, ocorrerá o período de sensibilização à Comunidade Escolar. Neste intervalo, cada candidato terá a oportunidade de promover a divulgação do seu Plano de Gestão. Esse plano é fundamental, pois apresenta as propostas e estratégias que os candidatos pretendem implementar durante sua gestão, visando o aprimoramento contínuo da qualidade educacional.

A secretária de Educação, Ângela Cavati, destaca que o foco desse momento de sensibilização é envolver a Comunidade Escolar no processo de escolha do novo diretor.

“A transparência e participação ativa dos membros da comunidade são pilares fundamentais para a construção de uma gestão escolar sólida e democrática. O processo de escolha do Diretor Escolar em Viana é um exercício democrático que promove o engajamento da comunidade na gestão educacional, visando o fortalecimento deste sistema e o aprimoramento constante da qualidade de ensino oferecida às futuras gerações”, enfatizou a secretária.

Após a etapa de sensibilização, os candidatos passarão a Consulta Pública à Comunidade Escolar, marcada para o dia 5 de dezembro. Neste dia, a comunidade terá a oportunidade de expressar suas preferências e escolher aquele que consideram mais apto a liderar a instituição de ensino.

O resultado do processo de escolha dos diretores escolares será publicado no dia 12 de dezembro. Essa divulgação representa o desfecho de um processo participativo e transparente, uma oportunidade para fortalecer os laços entre escola e comunidade, construindo uma parceria sólida em prol da educação de qualidade em Viana.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação