O município de Viana concluiu, nesta sexta-feira (17), a missão técnica internacional realizada na Europa. Durante as últimas duas semanas, uma comitiva vianense realizou um intercâmbio na Espanha e em Portugal com o objetivo de trocar experiências sobre ações ligadas ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios, gestão pública, empreendedorismo e governança.
Nesta semana, o prefeito Wanderson Bueno, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, e a secretária de Cultura e Turismo, Renata Weixter, desembarcou em Portugal em buscar de iniciativas transformadoras para os vianenses.
Na segunda-feira (13), a comitiva chegou à Guimarães, em Portugal, para uma série de visitas técnicas, como na Lipor, um consórcio de municípios que lida com o tratamento de resíduos sólidos. Na sequência, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade das Nações Unidas, explorando novos modelos de educação que geram oportunidades e crescimento para a cidade e para a população.
A comitiva vianense esteve com Domingos Bragança, prefeito da cidade portuguesa, para discutir os termos do acordo de cooperação técnica internacional entre as cidades que será assinado em dezembro. Os acordos pretendem facilitar a instalação de grandes empresas em nossa cidade, gerando assim mais empregos para os vianenses e crescimento para o município.
Na terça-feira (14), a equipe visitou a Creative Science Park, um espaço que agrega 11 encubadoras na região de Aveiro, em Portugal, visando obter novos modelos de empreendimentos para geração de oportunidades em Viana, a Capital da Logística.
Na mesma data, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), estabeleceu uma importante parceria com a Escola Profissional da Ribeira Grande. A parceria envolve a criação do Laboratório de Economia Criativa e Experimental (LABECX), que visa a formação nas áreas da cultura, do patrimônio, do turismo e da economia em diferentes segmentos de forma intercambial, envolvendo ribeirograndenses e vianenses.
Nesta quinta-feira (16), a comitiva seguiu para a cidade de Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, em Açores, arquipélago português de onde vieram os pioneiros que povoaram Viana. Na oportunidade, os representantes visitaram o Museu da Emigração Açoriana, visando aprofundar os conhecimentos sobre a história dos imigrantes açorianos que chegaram em terras vianenses a partir de 1813.
Durante a visita técnica, foi apresentado o processo que gerou a emigração de famílias inteiras dos Açores para outros continentes e as principais características que compõem sua cultura, tendo como destaque a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece de forma diferente em cada ilha e províncias.
A missão internacional foi concluída nesta sexta-feira (17) com uma visita à Câmara de Ribeira Grande. Recebidos pelo presidente da Câmara, Alexandre Branco Gaudêncio, os representantes vianenses participaram de uma solenidade para assinatura de um acordo de geminação para troca de experiências e desenvolvimento mútuo entre as cidades, com foco especial na educação, economia e cultura.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em sexta-feira, 17 de novembro de 2023
Atualizado em sexta-feira, 17 de novembro de 2023