O futuro é agora: Comitiva de Viana visita feira com tecnologias inovadoras para o cotidiano do vianense

O município de Viana está participando de uma missão internacional na Europa com o objetivo de trocar experiências para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios, gestão pública, empreendedorismo, governança, inovação e sustentabilidade.

Nesta semana, o município, representado pelo prefeito Wanderson Bueno e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, participou do maior evento mundial de inovação urbana e gestão de cidades inteligentes, o SmartCity Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, além de oficinas com o professor doutor Josep Piqué, presidente executivo de La Salle Technova Barcelona, reunião com a Câmara de Comércio Brasil Catalunha com a participação do prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, visita técnica à Universidade Politécnica da Catalunha e ao Centro de Supercomputação de Barcelona.

Durante a missão, a comitiva vianense teve contato com tecnologias como uma lixeira que gera energia solar, compacta o lixo e avisa o momento em que precisa de recolhimento e um banco de praça que permite carregamento de celulares e fornecimento de energia para luminárias.

O prefeito Wanderson Bueno enfatiza que a missão internacional vai proporcionar a criação de diversos projetos e políticas públicas para Viana. Segundo ele, “as tecnologias chegam para facilitar a vida das pessoas e esse é o foco, levar mais qualidade de vida para os vianenses e fazer a cidade alcançar patamares ainda maiores”.

“Cidades inteligentes se projetam para criar equipamentos que levam em conta a sustentabilidade, a criação de energia limpa e a possibilidade para que as pessoas tenham mais qualidade de vida. Na feira das cidades inteligentes em Barcelona, equipamentos como esta lixeira e este banco, que foram apresentados aos visitantes, geram energia solar, podem carregar o celular dos visitantes e ainda disponibilizar wi-fi, tudo para garantir mais conforto e qualidade de vida para quem escolheu Viana para viver”, pontuou o prefeito.

Bueno destaca ainda que o objetivo é transformar Viana em uma cidade melhor, tendo a tecnologia de ponta como grande aliada.

"Viana está crescendo e gerando oportunidades para todos, mas queremos mais! Pensar o futuro, também, é se alinhar às mudanças e avanços tecnológicos. Nossa missão aqui na Espanha é absorver e trocar experiências com setores públicos e privados e levar para Viana políticas públicas que levem a cidade a patamares mais altos a cada dia. Nossa missão técnica continua para descobrirmos ainda mais iniciativas que sejam eficientes para que o vianense cresça com a cidade", completou o prefeito.

Os representantes do município aproveitaram a oportunidade para criar conexões com empresas e com líderes internacionais, levando sempre o nome da cidade e a sua capacidade de crescimento e de evolução nos diversos setores com a finalidade de atrair grandes empresas e gerar políticas públicas efetivas, transformam a vida da nossa sociedade.

A comitiva vianense continua pela Europa, desta vez em Açores, arquipélago de origem dos pioneiros fundadores da cidade. Na agenda, estão visitas e assinatura de um termo de cooperação que tornará Viana irmã da cidade açoriana de Ribeira Grande que permitirá troca de experiências e aprendizados sobre projetos que tornem nossa cidade em um lugar melhor a cada dia.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação