Viana inicia missão internacional em congresso de cidades inteligentes na Espanha

A jornada vianense na Europa iniciou nesta segunda-feira (06)! Representado pelo prefeito Wanderson Bueno e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, o município integra uma missão técnica internacional com o objetivo de trocar experiências sobre ações ligadas ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios, gestão pública, empreendedorismo, governança, inovação e sustentabilidade.

Viana foi uma das 10 cidades capixabas escolhidas para participar do maior evento mundial de inovação urbana e gestão de cidades inteligentes, o SmartCity Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha.

A viagem faz parte do programa Cidade Empreendedora, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que desde 2021 realiza ações que buscam promover a melhoria do ambiente de negócios e estímulo ao empreendedorismo para as micro e pequenas empresas nos municípios capixabas.

Segundo o prefeito Wanderson Bueno, que representa a cidade pela segunda vez neste congresso internacional, a missão vianense é captar experiências que impactam eficientemente e transformem ainda mais a nossa cidade e a vida dos vianenses.

“Nosso primeiro dia nesta missão internacional foi muito produtivo. Participamos de reuniões, palestras e troca de experiências sobre o desenvolvimento de Cidades Inteligentes. O nosso objetivo é adquirir conhecimento para levar para Viana mais políticas públicas eficazes que transformem a vida de quem escolheu nossa cidade como lar e para que Viana cresça ainda mais alcançando patamares maiores a cada dia e gerando oportunidades para todos os vianenses”, explicou o prefeito.

Durante a missão técnica, a comitiva participou ainda de uma palestra com o professor doutor Josep Piqué, o presidente executivo de La Salle Technova Barcelona, referência mundial em Ecossistemas de Inovação, e reunião com a Câmara de Comércio Brasil Catalunha com a participação do prefeito de Barcelona, Jaume Collboni.

Nesta terça-feira (07), a comitiva participa novamente da feira de cidades inteligentes Smart City Expo World Congress e realiza visita técnica ao Barcelona Activa e ao Distrito 22@.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação