Ginga Viana: Evento combina essências do passado, com olhos para o futuro

Foto: Kaio Torres

Momento histórico para a cultura de Viana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), organizou o evento Ginga Viana. Este evento, dedicado à promoção da capoeira na cidade, não apenas proporcionou uma experiência inesquecível para os participantes, mas também trouxe à luz a riqueza cultural e educacional dessa arte ancestral brasileira.

A capoeira, uma dança-luta que combina elementos de acrobacia, música e jogo, tem raízes profundas na história do Brasil e de Viana. A capoeira se transformou em uma forma de expressão cultural única, preservando tradições e ensinamentos valiosos ao longo dos séculos.

O Ginga Viana não apenas proporcionou um espetáculo emocionante, mas também teve um impacto significativo nas crianças do município. Estudantes das escolas locais tiveram a oportunidade de receber sua primeira graduação na modalidade, a sonhada ‘corda branca’. Esse momento parabenizou os esforços e dedicação das crianças.

Durante o evento, mestres e alunos demonstraram sua destreza e paixão pela capoeira, deixando o público impressionado com sua habilidade e graça. As apresentações não apenas cativaram os espectadores, mas também inspiraram os jovens aprendizes.

Para Secretária de Cultura e Turismo, Renata Weixter, o Ginga Viana foi mais do que um evento; foi um compromisso com a preservação da cultura local e o enriquecimento educacional das crianças.

Foto: Kaio Torres

"A capoeira é uma parte essencial do nosso patrimônio cultural, e é fundamental que as próximas gerações a conheçam e apreciem. O Ginga Viana é um passo importante nessa direção, e estamos comprometidos em continuar apoiando e promovendo iniciativas como essa".

O professor de capoeira, Mestre Sapela, desempenhou um papel importante na formação das crianças, e expressou sua gratidão pela oportunidade de ensinar não apenas a arte da capoeira, mas também valores como confiança e trabalho em equipe.

Foto: Kaio Torres

"Ver o sorriso no rosto das crianças quando recebem sua graduação é o maior prêmio para um professor de capoeira. Estou incrivelmente orgulhoso do progresso de cada aluno e animado para ver como eles vão continuar crescendo nesta arte incrível".

O Ginga Viana não apenas trouxe alegria e diversão para a cidade, mas também plantou sementes para um futuro onde a capoeira continuará a florescer, enriquecendo a vida das crianças e fortalecendo o tecido cultural de Viana.

Hoje, a capoeira não é apenas uma arte, mas uma ferramenta educacional poderosa que ensina disciplina, respeito e trabalho em equipe.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação