Exposição do Polo Cervejeiro de Viana reúne rock, samba, axé e muita cerveja artesanal

Em Viana, o lúpulo é muito mais do que apenas um ingrediente que dá sabor a cerveja… Essa planta é a matéria prima para o desenvolvimento do ambicioso primeiro Polo Cervejeiro Público do Brasil, que possibilitará o desenvolvimento da cidade, criação de emprego e renda e um turismo de experiência além do convencional. A concretização deste projeto se dá na 1ª Exposição do Polo Cervejeiro de Viana, a EXPOCERVI!

O evento começou nesta sexta-feira (27), reunindo rock, samba e axé com os shows de Ramal 27, Pele Morena e Flávia Mendonça para os mais de 3 mil visitantes da exposição cervejeira. A atração principal, a cerveja artesanal, marcou presença nos 16 estandes dedicados ao Circuito de Cervejarias Artesanais da Região Metropolitana.

O empreendedorismo teve destaque nos 120 estandes da Feira de Comércio de Artes do Espírito Santo (I FECARTES). Um desses espaços conta com os produtos de Frida Manske, da Cachaça do Alemão, empreendedora com mais de 10 anos de atuação no mercado da cachaça. "É uma oportunidade maravilhosa ter essa oportunidade de vir de tão distante trazer a nossa marca aqui e fazer um networking com vários clientes novos que estão conhecendo a nossa marca", comentou.

A abertura oficial do evento aconteceu com a Sangria do Barril de Cerveja, cerimônia de origem alemã que consiste em deixar a primeira extração da cerveja preencher as mangueiras do barril até chegar à torneira. Os visitantes da exposição se reuniram para um momento de degustação e brinde com o principal produto do Polo Cervejeiro sendo saboreado por todos.

“Essa é uma iniciativa pioneira no Brasil que está colocando Viana no mapa do turismo de experiência do país. Preparamos um espaço dedicado ao empreendedorismo, com artesanato e cervejarias artesanais, além de uma programação para todos os gostos que promete reunir famílias em um momento único na cidade”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.

A secretária de Cultura e Turismo de Viana, Renata Rosa Weixter, destaca que o evento é a concretização de um projeto que vai impulsionar o turismo vianense.

“Esse é o inicio de um projeto pioneiro que promete promover um turismo de experiência único no Estado para tornar Viana em um exemplo para todo o país. Essa é só a primeira exposição do Polo Cervejeiro de Viana, vamos até domingo (29) com uma programação repleta de shows locais e nacionais, além de churrasco fogo de chão, artesanato e uma diversificada gastronomia”, disse a secretária.

A exposição ainda coroou a primeira Rainha do Lúpulo, a representante do Polo Cervejeiro de Viana! A eleita foi a estudante de fisioterapia Sara Vitória Soares, de 20 anos. Ela conta com orgulho a sensação de se tornar a primeira rainha da história deste evento.

“É uma sensação maravilhosa ser coroada a primeira rainha da EXPOCERVI e é indescritível o que estou sentindo neste momento. É um prazer enorme contribuir dessa forma positiva para o crescimento tão belo dessa cultura e economia, é uma sensação maravilhosa. É muito orgulho fazer parte e ser a primeira rainha deste evento, com certeza será um sucesso e Viana se tornará uma grande exportadora de lúpulo”, comemorou Sara.

Esse é só o começo de um evento que promete movimentar Viana! Sábado tem mais shows com o sertanejo Richard Viana, Trio Forrozão e Luiz Paulo Forrozão, além de muitos estandes dedicados ao empreendedorismo e cerveja artesanal. Venha. Descubra. Experimente. Apaixone-se!

O evento é uma realização da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), com produção da I9 Eventos e Rota Eventos e apoio de SEBRAE/ES; Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Aderes; e Governo Federal por meio do Ministério da Economia.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação