Professores de Viana trocam conhecimentos na 4ª edição do Seminário de Boas Práticas

O município de Viana tem a melhor educação da Grande Vitória. A chegada até ao topo só foi possível pelo trabalho conjunto dos profissionais que transformaram a forma de ensinar no município. Na manhã dessa sexta-feira (20), foram apresentados alguns projetos de professores que fogem do tradicional e buscam ensinar aos alunos com atividades que potencializam o aprendizado e florescem a criatividade das crianças.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou a 4ª edição do Seminário de Boas Práticas, evento dedicado a dar protagonismo aos projetos realizados pelos profissionais da Rede Municipal de Ensino, que veem no espaço uma vitrine para compartilhar ideias. Os trabalhos passam por uma banca avaliadora, onde os membros entram em consenso e escolhem a melhor ação.

Para a gerente de formação e avaliação educacional de Viana, Érika Carraretto, o seminário de boas práticas influenciou para que hoje o município tenha a melhor educação da Grande Vitória. “Às vezes, a gente precisa saber e ver o que o outro está desenvolvendo dentro da unidade de ensino dele. É um inspirando o outro no trabalho de boas práticas. O seminário aponta caminhos que talvez não tenham pensado para melhorar a prática nas escolas e CMEIs”, destaca a Érika.

A professora Leidiane Barbosa do CMEI Manoel Evencio, em Nova Bethânia, trabalhou com os alunos Poemas e Poesias, projeto apresentado no seminário. Ela ensinou a diferença de poema e poesia, mostrou autores e garante que foi momento enriquecedor que passou com os estudantes. Leidiane é professora há 23 anos, mas garante que aprendeu muito com o seminário.

“A cada dia, mesmo com todos esses anos de experiência, aprendemos algo novo. Aqui há uma troca entre os professores. Independente do ano, compartilhar nossas experiências enriquece nosso aprendizado”, comenta a professora.

A professora de Língua Portuguesa e mestranda em Educação Irene Coutinho é uma das juradas que formam a banca avaliadora. Para ela, expor os trabalhos em seminários mostra uma realidade da educação infantil que acaba ficando escondida. “Por muito tempo acreditou-se que a educação infantil era só o brincar pelo brincar, mas os trabalhos que estou vendo provam que é um brincar com intencionalidade. É um brincar que potencializa esse momento de aprender”, comenta Irene.

Ao fim das apresentações, os professores são convidados a uma noite de festa que premiará as três melhores práticas de cada segmento, desde a educação infantil até o EJA.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)