Prevenção: SEMSA dá dicas para cuidar da saúde do seu coração

O assassino número um do mundo está solto e acumula milhões de vítimas por ano em todo o planeta. Estamos falando das doenças cardiovasculares. No Brasil, 14 milhões de pessoas sofrem de enfermidades relacionadas ao coração e, em média, 400 mil pessoas morrem todos os anos, número que representa 30% dos óbitos no país.

Em Viana, a maior causa de mortes por doenças são as do aparelho circulatório. Pressão alta, trombose, varizes, aterosclerose, insuficiência cardíaca são as principais enfermidades conhecidas. Muitas delas estão interconectadas e, geralmente, aparecem em conjunto.

Mas ninguém precisa fazer parte desta triste estatística. A melhor forma de se cuidar é se precavendo e a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), está preparada para oferecer o melhor cuidado para seus munícipes, basta procurar uma de nossas 18 Unidades Básicas de Saúde.

Apesar de manifestarem-se, em grande maioria, em pessoas adultas, essas doenças podem afetar todas as idades. O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares auxilia no melhor tratamento e no controle mais preciso das doenças relacionadas ao coração.

A prática de atividades físicas e o cuidado com a alimentação, evitando o excesso de gorduras e açúcares, associados ao acompanhamento com profissionais habilitados, fazendo consultas e exames de rotina com frequência, tendem a reduzir o número de óbitos em 80%.

Procure a UBS mais próxima e previna-se. Dê atenção a sua saúde!

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)