Dia dos Professores: Conheça histórias de dedicação e amor de educadores de Viana

Neste domingo, dia 15 de outubro, celebramos aqueles que têm dedicação incansável, paixão e compromisso com a educação, os heróis e guardiões do ensino que moldam jovens mentes e inspiram futuras gerações: os professores!

Em uma cidade que se destaca por sua excelência educacional, seja pelos melhores índices de educação básica da Grande Vitória ou nos melhores dados de Fluência em Leitura, separamos alguns exemplos de profissionais que contribuem com o ensino dos nossos pequenos vianenses.

Para Nina Soares Rocha, educadora que atua na cidade há 3 anos, esse é lugar onde os professores querem estar. Segundo ela, em Viana há acolhimento, diálogo e participação ativa dos educadores nos processos de ensino.

“Em Viana encontrei o meu lugar, encontrei onde posso trabalhar com muita liberdade e com diálogo, me sinto valorizada. Viana é o lugar em que eu quero estar! Tenho plena convicção que todos os professores trabalham com afinco e dedicação, procurando os melhores índices e oportunidade de aprendizado para todos os nossos alunos”, comentou Nina.

Erica Cristina Moreira da Silva é professora de temas transversais do CMEI José Chagas, em Primavera. Ela atua como educadora há mais de 10 anos e tem como foco os projetos de educação infantil, ambiental e musicalização.

“Ser professor é a minha vida! Meu amor é servir. Nesta comunidade, temos procurado servir com muito amor e dedicação às nossas crianças, ensinando que precisamos amar o próximo e educar e cuidar sempre. A minha profissão é uma profissão que traz muitos frutos. É muito gratificante chegar ao final de um ano letivo e ver que a criança já conhece números, as letras do alfabeto e algumas palavrinhas”, disse a professora.

Professor em Viana há 4 anos, Bruno Henrique Ferreira dos Santos destaca que a educação em Viana é uma grande família acolhedora. Segundo ele, o diferencial do município de Viana na preocupação com uma educação pública de qualidade, onde todos têm participação ativa de ensino e aprendizagem.

“Me sinto muito feliz tanto pelas políticas públicas que vem sendo executadas, quanto ao fomento da educação, além da politização do professor enquanto protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem. Acredito que todos se sintam valorizados no município de Viana tanto pela Secretaria de Educação quanto pelas unidades de ensino. Essa grande rede que vai se formando desde o micro até o macro faz a gente formar essa grande família nesta educação de qualidade que Viana tem”, enfatizou Bruno.

Marciane Santos, professora do grupo 1 do CMEI José Chagas, leciona em Viana há 8 anos e diz que trabalha por amor. Para ela, ser professor é se doar diariamente em prol do desenvolvimento de seus pequenos alunos.

“É satisfatório fazer parte da equipe da Educação de Viana e trazer para as nossas crianças, todos os dias, um desenvolvimento e um aprendizado de qualidade. Ser professor é se doar, buscar conhecimento a cada dia mais e levá-lo para nossas crianças, fazendo com que eles aprendam de forma lúdica. É satisfatória para nós, professores, introduzir um conteúdo, desenvolvê-lo durante todo o ano letivo e chegar ao final alcançando êxitos, com avanços significativos. Nos traz satisfação ver as crianças que entram engatinhando na escola e saem desenvolvidas ao final do ano letivo”, comentou a professora.

A educadora mais longeva do município e diretora da EMEF Padre Antunes Siqueira há 18 anos, Nilza Moraes Firme, conta que ser professora é o maior motivador de sua vida.

“Ser professor é engrandecedor, é um motivador da vida. Incentivamos cidadãos a buscar, através do conhecimento, novos horizontes em suas vidas. Nos engrandece o amor das crianças e a afetividade familiar, é um amor inexplicável! É gratificante saber que os nossos alunos se formaram como médicos, dentistas, psicólogos e até prefeitos. Isso nos emociona muito, porque é uma gratidão enorme ter os nossos alunos e famílias em busca do saber a cada dia”, destacou a educadora.

É com orgulho que reconhecemos o trabalho árduo e a inabalável determinação de todos os educadores, que transformam salas de aula em espaços de aprendizado dinâmico, onde a curiosidade é alimentada e o conhecimento é cultivado!

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação