Ler, Contar e Encantar: Alunos da rede municipal recebem livros para incentivar a alfabetização

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) e o projeto "Minha Biblioteca: Ler, Contar e Encantar...", segue incentivando a leitura para transformar a educação na cidade. Na manhã desta segunda-feira (09), foi feita a entrega de 28.948 livros para os 14 mil alunos da rede municipal de ensino. A entrega, que faz parte das comemorações do Dia das Crianças, representa um marco significativo jornada do aprendizado dos nossos pequenos alunos.

O prefeito Wanderson Bueno vê a força dos projetos educacionais uma forma de manter os alunos na escola. “Nós temos mais de 14 mil alunos que todos os dias estão em nossas unidades de ensino. Hoje, nós temos a melhor educação da Grande Vitória, isso nos traz uma satisfação muito grande em saber que o futuro da cidade está sendo muito bem cuidado por nossos educadores. Estamos incentivando a leitura nas escolas e aumentamos em 30% a fluência de leitura dos nossos alunos”, destaca o prefeito.

Cada livro, cuidadosamente selecionado, é mais do que apenas páginas impressas, são portadores de conhecimento, sonhos e imaginação. Os estudantes, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, receberam livros de literatura infanto-juvenil, especificamente adaptados às suas idades e interesses. Esta iniciativa não apenas fornece acesso a histórias envolventes, mas também cria um vínculo emocional com a leitura desde tenra idade.

A Secretária de Educação, Ângela Cavati, lembra com carinho de quando era professora na comunidade da Ribeira. Para ela, a educação deixa uma marca positiva na criança para o resto da vida. “A semana das crianças nos faz lembrar da melhor fase de nova vida, mas também nos faz refletir e entender que o presente na vida de uma criança é o tempo que dedicamos a ela. As famílias dando tempo para cuidar, conversar e passear. E nós, enquanto instituição de ensino, temos que buscar fazer o nosso melhor para ensinar”, comenta a secretária.

Ao incentivar os alunos a mergulhar em um mundo de fantasia, o projeto estimula habilidades de leitura crítica e compreensão, cruciais para o desenvolvimento intelectual. O sucesso desse projeto reflete-se nos resultados que a cidade de Viana alcançou. Não é por acaso que a cidade ostenta o título de oferecer a melhor educação básica da Grande Vitória e os melhores dados do teste Fluência em Leitura, da Secretaria Estadual de Educação (SEDU).

Ana Paula da Silva Oliveira, mãe do pequeno Davi, aluno do 1º ano do CMEI José Chagas, em Primaveira, lembra da época em que estava na escola e não teve o acesso à leitura que o filho tem agora. Ana Paula afirma que o filho está começando a ler agora e não é a primeira vez que ele recebe livros da escola. Ela brinca que já está separando um local em casa para montar a biblioteca do filho. “Acredito que a leitura é maravilhosa não só para crianças, mas para todo ser humano. Hoje, uso essa camisa de gratidão por tudo que está acontecendo em Viana”, diz a mãe do Davi.

Em um mundo onde o conhecimento é verdadeiramente poder, Viana está moldando um futuro onde cada criança, independente de seu contexto, tem a oportunidade de prosperar. O projeto Ler, Contar e Encantar é um farol brilhante, mostrando o caminho para uma comunidade educada, inspirada e capacitada, onde o amor pela leitura é o combustível que impulsiona a jornada rumo ao sucesso.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Texto: Ygor Amorim e Vitor Matias (sob supervisão)