Ação conscientiza e leva alunos de Viana para mutirão de limpeza em Camburi

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de ação de conscientização sobre o descarte de lixo. A Prefeitura de Viana, em parceria com o projeto Greenow, a empresa Alinutri e a ONG Eco Local Brasil, realizam nesta quinta (5) e sexta (6) um momento informativo e uma atividade prática com 85 crianças da EMEF Alvimar Silva, em Ipanema.

As atividades com os estudantes foram divididas em duas etapas. Na manhã desta quinta-feira (5), de forma lúdica, com brincadeiras e conversas, os alunos de 8 a 10 anos foram instruídos sobre a importância da reciclagem do lixo, reaproveitamento das embalagens, destinação correta dos resíduos recicláveis e da conservação das praias para manutenção da vida marinha.

Para sexta, os alunos seguirão com destino à praia de Camburi, onde colocarão a aprendizagem em prática. Equipados com baldes e luvas, as crianças ajudarão na coleta de microlixo e demais resíduos da areia do local, evitando que eles caiam no mar e poluam as águas.

Os materiais recolhidos serão separados e destinados à cooperativa de resíduos Rainha da Sucata e para Eco Local Brasil. Depois do processo de reciclagem, o que antes era lixo será transformado em brinquedos, baldes e outros objetos feitos de plástico reciclado.

Empolgado para dar o exemplo do que aprendeu com as atividades desta quinta, Miguel Theodoro da Silva comenta que vai servir de exemplo para os pais para que o lixo seja jogado no local correto, de forma que não prejudique os animais que vivem no mar. “Chegando em casa, vou falar com meus pais que não pode poluir o meio ambiente. O lixo desse ser jogado no local correto, o reciclável”, diz Miguel.

O representante do Greenow, Taylor Lompa da Silva, explica que o projeto vai além das ações com escolas. “Nosso objetivo é estreitar as relações entre empresas e consumidores a fim de aproximá-los da sustentabilidade. Em parceria com a indústria convertedora mantenedora, produzimos uma linha de embalagens sustentáveis com foco na economia circular. A Alinutri é uma das empresas que já começou essa transição e que também está apoiando as ações de conscientização sobre sustentabilidade”, esclarece Taylor.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)