Viana realiza a 1ª Conferência Municipal de Juventude para debater políticas públicas

Debater a realidade e propor políticas públicas voltadas para a juventude vianense foram objetivos da 1ª Conferência Municipal de Juventude, realizada neste sábado (30), no IFES Campus Viana, em Universal.

A conferência, realizada pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEMJEL), teve como tema central “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. O evento reuniu jovens de toda a região para discutir questões importantes e promover a participação ativa na construção de políticas públicas.

Há 8 anos não ocorriam conferências voltadas à juventude no país. No retorno deste importante espaço de debate, Viana realiza sua primeira edição do evento com objetivo de dialogar com os atores da sociedade o direito à cidadania, educação, saúde, cultura, lazer, justiça, segurança, diversidade, igualdade e liberdade para os jovens.

“Participar de um movimento como esse é engrandecedor para todos nós. É aqui que tudo inicia, onde surgem as propostas para atender as necessidades da nossa juventude. Nós precisamos de propostas que mantenham a juventude viva e livre, principalmente a juventude da periferia. Neste encontro magnífico, vamos propor ações e políticas que serão construídas para melhorar a nossa sociedade”, destacou o vice-prefeito Fábio Dias.

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Laziomar Furlani destacou que a conferência “é um marco histórico para a cidade de Viana e para nossa juventude, que atendeu ao chamado para participar desta conferência”. Segundo ele, é nos coletivos e comunidades que nascem as grandes ideias e, por isso, é necessário debater sobre os anseios e sonhos da juventude com a finalidade de transformar os apontamentos em um documento que será repassado a todas as esferas e instâncias.

Palestrante magna da conferência, a deputada federal Jack Rocha destacou que a importância da retomada de conferências como está.

“A política é uma ferramenta de transformação. Os jovens que estão participando das conferências de juventude por todo o país não são só o futuro, mas sim o presente que atua na reconstrução das políticas públicas do nosso país”, enfatizou a deputada.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Fábio Dias, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Laziomar Furlani, a deputada federal Jack Rocha, vereadores, autoridades e jovens vianenses.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação