Celebração inclusiva na EMEF Francisco de Assis Pereira encerra ações do Setembro Verde em Viana

A EMEF Francisco de Assis Pereira, de Canaã, foi palco de uma celebração única e inclusiva na tarde de sexta-feira (29). O evento marcava a culminância da campanha Setembro Verde, dedicada à conscientização sobre inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência.

A atividade reuniu toda a comunidade escolar para celebrar a diversidade e promover um ambiente de aceitação mútua. Estudantes, professores, pais e membros da comunidade local se uniram para celebrar o Setembro Verde.

Em meio a atividades emocionantes e educativas, o destaque do dia foi o jogo de xadrez humano, uma iniciativa verdadeiramente inspiradora protagonizada pelos talentosos alunos Breno Contarelli Rigo e Arthur Almeida Rezende, ambos estudantes com deficiência da rede municipal. Breno, inclusive, é destaque vianense no xadrez, que ficou em 8º lugar estadual nos Jogos Escolares.

O jogo de xadrez humano, uma versão ampliada e interativa do jogo clássico, foi o ponto alto do evento. Breno e Arthur demonstraram sua astúcia e estratégia enquanto se moviam pelo tabuleiro gigante e suas jogadas admiraram a todos não apenas a competência dos jovens xadrezistas, mas também sua dedicação em superar barreiras e desafios.

Marta Maria Iraci Corti, professora da educação especial de Viana, conta que o jogo tem objetivo de incluir os alunos com deficiência.

“Nós pensamos no jogo onde não somente o público-alvo estivesse presente, mas sim todos os alunos. A ideia é que a comunidade escolar enxergasse as capacidades dos alunos da educação especial. Essas atividades proporcionadas a partir da escola surtiram efeito na vida dos estudantes, seja na vida acadêmica, esportiva e em todos os âmbitos. Essa atividade contribuiu para eles redescobrirem uma nova forma de viver”, disse a professora.

Além do jogo de xadrez humano, o evento contou com a 2ª edição do Café com Prosa. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e discutir maneiras de criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.

O sucesso do evento na EMEF Francisco de Assis Pereira não apenas solidificou o compromisso da comunidade com a inclusão, mas também serviu como um exemplo inspirador para a sociedade.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação