Viana lança editais de incentivo à cultura da Lei Paulo Gustavo

Atenção fazedores de cultura e mentes criativas! Viana lança cinco editais de incentivo à cultura da Lei Paulo Gustavo. Serão selecionados projetos direcionados a produções audiovisuais, cineclubes, projetos de valorização da cultura vianense e a produção de ativos culturais, além da seleção de pareceristas.

O lançamento dos editais aconteceu na noite desta quarta-feira (27), em uma apresentação realizada no gabinete do prefeito Wanderson Bueno, na sede da Prefeitura de Viana, com a presença de fazedores de cultura da cidade e autoridades.

“Neste ano tivemos uma grande virada na valorização da cultura vianense. Estamos investindo no resgate da história e das características da cidade, com revitalização de pontos turísticos históricos e de festas populares, além do desenvolvimento de políticas afirmativas direcionadas às tradições, crenças e costumes que marcam essa cidade. Somente neste ano, investimos mais de R$ 900 mil em casa editais de fomento à cultura vianense, possibilitando o fortalecimento desta importante política pública que ajuda a desenvolver ainda mais nossa cidade, preservando nossa cultura”, enfatizou Bueno.

“O lançamento desses cinco editais da Lei Paulo Gustavo é um marco histórico para a cultura de Viana. A cidade vive uma transformação cultural, com o lançamento da lei municipal de incentivo à cultura e demais políticas voltadas ao fomento deste setor”, comemorou a secretária de Cultura e Turismo, Renata Weixter.

A secretária destaca ainda que os editais têm objetivo de democratizar, desconcentrar, descentralizar e regionalizar a cultura, ou seja, eles visam ampliar o acesso a oportunidades culturais aos fazedores de cultura e público-alvo. Desta forma, os editais dão pontuação bônus para proponentes de projetos do gênero feminino, proponentes negros e indígenas, proponentes com deficiência e proponentes residentes em regiões de vulnerabilidade social.

Ao todo, serão investidos R$ 689.362,37 na cultura vianense. Os editais são realizados com recursos do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial do Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.

As inscrições das propostas deverão ser feitas a partir da segunda-feira, 02 de outubro, no site: mapa.cultura.es.gov.br. A inscrição de projetos poderá ser feita em um vídeo gravado de celular, seguindo roteiro simples de identificação pessoal, do tempo de fazer artístico e falando do projeto cultural que deseja fazer. Viana é único município do Brasil que abrir a esta possibilidade ao proponente.

Pareceristas

O primeiro edital divulgado é o 01/2023 para credenciamento de profissionais especializados para atuarem como pareceristas na análise técnica das propostas culturais submetidas à lei.

Serão selecionados 12 pareceristas, no valor individual de R$ 2.000,00 para cada selecionado. Eles serão credenciados em quatro categorias, sendo elas produção audiovisual; formação audiovisual e apoio aos cineclubes; diversidade cultural; e economia criativa, economia solidária, artesanato, artes plásticas e visuais.

EDITAL PARECERISTAS

Apoio às Produções Audiovisuais

Outro edital divulgado é direcionado ao apoio às produções audiovisuais. O valor total disponibilizado para este edital é de R$ 330.756,07, que será dividido entre as três categorias abaixo:

I. CATEGORIA 1 – Pelo menos 05 projetos na categoria produção de Curtas e Mediametragens no valor de até R$ 26.151,21;

II. CATEGORIA 2 - Pelo menos 10 projetos na categoria produção de videoclipes no valor de até R$ 10.000,00;

III. CATEGORIA 3 - Pelo menos 10 projetos na categoria produção de outros formatos audiovisuais no valor de até R$ 10.000,00.

EDITAL PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS

Formação Audiovisual e Apoio aos Cineclubes

A Lei Paulo Gustavo ainda prevê um edital para formação audiovisual e apoio aos cineclubes. O valor total destinado é de R$ 41.913,23, dividido entre seis projetos no valor de até R$ 6.985,53.

EDITAL FORMAÇÃO AUDIOVISUAL E APOIO AOS CINECLUBES

Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Vianense

Serão selecionados também 10 projetos de valorização da cultura vianense, com destinação de R$ 98.743,17, valor que será dividido em até R$ 9.874,31 por projeto selecionado.

Os projetos escolhidos serão direcionados à dança; música; teatro; artes plásticas e visuais; artesanato; leitura, escrita e oralidade; patrimônio cultural; cultura popular e manifestações tradicionais; e projetos livres.

EDITAL VALORIZAÇÃO DA CULTURA VIANENSE

Seleção de Projetos de Incentivo à Produção de Ativos Culturais

Ativos Culturais são bens, produtos e serviços culturais que se configuram em peças artísticas e artesanais, artefatos patrimoniais para fins de salvaguarda, livros autorais, instrumentos musicais artesanais da Cultura Popular, objetos ligados aos modos tradicionais do fazer popular e produtos e serviços culturais diversos.

Pensando nisso, a lei de incentivo à cultura vai destinar o valor total de R$ 100.000,00 para o edital 05/2023. O valor será dividido entre, ao menos, 20 projetos de até R$ 5.000,00 cada.

EDITAL PRODUÇÃO DE ATIVOS CULTURAIS

Márcia Brito — Secretária de Comunicação