Os empreendedores turísticos de Viana estão cada vez mais conscientes da importância de ter os negócios registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR). O município cresceu quase 40% no número de registros nos últimos 12 meses, alcançando 33 empreendimentos com o selo CADASTUR.
O CADASTUR é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico e é feito gratuitamente. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo Microempreendedor Individual (MEI). Profissionais que exercem outras atividades podem têm a opção de se cadastrarem gratuitamente no site abaixo:
CADASTUR
O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado CADASTUR, assim como oferece benefícios aos cadastrados. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Viana (SECULT) por meio do telefone (27) 2124-6764.
Benefícios para os cadastrados:
O cadastro proporciona muitas oportunidades de qualificação, facilidades de acesso a linhas de financiamento, maior visibilidade para a empresa, e oportunidades de negócios e acesso a novos mercados, oferecidos por meio de projetos e programas do Ministério do Turismo e seus parceiros. Confira os principais benefícios de efetuar a inscrição no sistema:
- Possibilidade de participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela EMBRATUR, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem;
- Disponibilidade de acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo por meio de bancos oficiais;
- Desconto no PIS/PASEP e COFINS, para Meios de Hospedagem, Organizadoras de Feiras e Eventos e Parque Temático, por meio de bancos oficiais (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia);
- Participação nos programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTUR, como, por exemplo, a Jornada de Atualização dos Guias de Turismo.
- Divulgação de material impresso da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).
- Proporciona credibilidade do prestador de serviço turístico cadastrado junto ao público, garantindo que está legalmente constituído e em operação.
- Participação em licitações municipais.
Cadastre sua empresa e faça parte do mapa turístico brasileiro
O Brasil é uma terra de muitas culturas, crenças e povos. Uma nação multicolorida, divertida e com diversos lugares maravilhosos para se conhecer, o que torna cada visita uma experiência única e enriquecedora. Para que esse universo de maravilhas não perca o brilho, é necessária uma prestação de serviços confiável e de qualidade.
Pensando nisso, o Ministério do Turismo criou o CADASTUR, um sistema online de cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos e Guias de Turismo. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. A partir da Lei do Turismo, o cadastro no MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo
Como se cadastrar:
O cadastro é gratuito e deve ser efetuado através do site CADASTUR, seguindo as instruções da aba “sou prestador”.
Após realizar os procedimentos de cadastro, o requerente deve aguardar a homologação do Ministério do Turismo.
Conforme disposto nos artigos 21 e 22 da Lei n.º 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro tornou-se obrigatório e é válido por 2 anos.
Assista ao vídeo e saiba como efetuar seu cadastro:
TUTORIAL
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vitor Matias (sob supervisão)
Publicado em quarta-feira, 27 de setembro de 2023
Atualizado em quarta-feira, 27 de setembro de 2023